Chevrolet com preço de carro popular? Entenda a tabela de preços e descontos de até R$ 30 mil

Pontos-chave
  • A aquisição de automóveis encareceu nos últimos anos com a supervalorização de carros e motos;
  • Os descontos no carro popular fazem parte de uma iniciativa do Governo Federal cujo propósito é reduzir os impostos incidentes sobre automóveis;
  • O benefício é restrito a automóveis no valor máximo de R$ 120 mil.

Já pensou em comprar um Chevrolet com preço de carro popular? A aquisição de automóveis encareceu nos últimos anos com a supervalorização de carros e motos, sobretudo, desde a pandemia. Agora, a tabela de preços passa por uma atualização com descontos que podem chegar a R$ 30 mil

Chevrolet com preço de carro popular? Entenda a tabela de preços e descontos de até R$ 30 mil
Chevrolet com preço de carro popular? Entenda a tabela de preços e descontos de até R$ 30 mil. (Imagem FDR)

Os descontos no carro popular fazem parte de uma iniciativa do Governo Federal cujo propósito é reduzir os impostos incidentes sobre automóveis. O reflexo são os anúncios feitos por concessionárias como a Chevrolet, acerca da concessão de bônus para toda a linha de veículos. 

Agora, o motorista que quiser comprar um Chevrolet com preço de carro popular, fará a aquisição com direito a descontos. Contudo, o benefício é restrito a automóveis no valor máximo de R$ 120 mil. Neste cenário, a redução será de R$ 2 mil a R$ 8 mil no valor final da venda. 

A Chevrolet preparou uma série de benefícios que facilitarão a aquisição do carro popular. Os modelos Onix e Onix Plus, por exemplo, terão descontos que chegam a R$ 10 mil. Já a picape S10, será vendida com um bônus de R$ 30 mil no valor final. 

A Chevrolet também oferece facilidades nos planos de pagamento a prazo. Portanto, lançou o benefício de taxa zero no chamado Plano Chevrolet Sempre, que tem mensalidades reduzidas. Porém, há um valor residual de até 40% que deve ser pago no fim do contrato.

Impostos reduzidos para o carro popular

A redução no preço do carro popular foi uma decisão em conjunto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e representantes da indústria automobilística

Segundo Alckmin, o Governo Federal implementará a redução de impostos federais como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins). Desta forma, o valor final do carro popular terá uma redução na margem de 1,5% a 10,94%. 

Contudo, é importante destacar que, somente os carros populares que custam menos de R$ 120 mil serão submetidos à tributação reduzida. A alíquota aplicada poderá sofrer variações dentro da faixa mencionada de acordo com os seguintes fatores:

  • O aspecto social, promovendo acessibilidade à compra de veículos. Isso significa que quanto mais barato for um carro, maior será o desconto de impostos;
  • A eficiência energética, premiando com redução de impostos as fabricantes que poluem menos;
  • Densidade industrial, favorecendo com redução de impostos as montadoras que realizam mais etapas da produção de carros no Brasil.

Alckmin ainda não forneceu detalhes sobre como o cálculo será realizado, informando que solicitou que o Ministério da Fazenda faça a análise completa dentro do prazo de 15 dias. Este será o tempo que o Governo Federal terá para editar a Medida Provisória (MP) sobre o tema. 

“Temos responsabilidade fiscal. A proposta de estímulo é transitória e para esse momento, que a indústria está com muita ociosidade”, declarou o vice-presidente. 

Carro popular a R$ 60 mil 

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, o pacote de redução tributária possibilitará que carros novos voltem a ter um custo inferior a R$ 60 mil nas concessionárias. 

“O preço, cada montadora tem sua política. Mas pelos números que vêm sendo apresentados, é muito possível termos preços abaixo de R$ 60 mil. Hoje, com as reduções tributárias que estão em discussão e o esforço conjunto de todo setor, é bem possível que tenhamos. Mas isso é uma questão que cada montadora, que cada fabricante, tem a sua política”, declarou.

A intenção de baratear os veículos foi manifestada publicamente pelo presidente Lula durante discurso no dia 4 de maio. Na ocasião, ele disse que carro de “R$ 90 mil não é popular”.

  • Nos últimos dias, representantes de ministérios e do setor discutiram possíveis alternativas para reduzir os preços.
  • Os executivos frisaram para o governo que as montadoras já têm muita pouca margem de lucro nos carros populares e que, por isso, seria difícil reduzir os preços nas fábricas. A margem, segundo as empresas, são maiores no carros mais caros.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.