Seguindo orientações do Governo Federal, o Governo do Estado de São Paulo (SP) convocou os titulares do CadÚnico (Cadastro Único), para realizarem a atualização dos dados cadastrais. O procedimento é obrigatório, sobretudo, aos beneficiários do Bolsa Família.
O Bolsa Família se tornou o principal benefício social do Governo Federal. Contudo, os cidadãos que tem acesso a este recurso devem se atentar a algumas particularidades e convocações. Isso porque, a este grupo é exigido que apareçam a uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde o CadÚnico fica hospedado.
Os titulares do CadÚnico devem seguir regras específicas caso queiram se manter na folha de pagamento do Bolsa Família. Logo, a atualização cadastral é obrigatória a cada dois anos, sempre que houver mudança nas informações essenciais como renda, nascimento, morte, endereço, telefone, ou quando o governo faz convocações pontuais por um motivo específico.
Neste cenário, o motivo da atualização do CadÚnico está relacionado à suspeita de fraude envolvendo o Bolsa Família na gestão passada. Ao que tudo indica, o ex-presidente Jair Bolsonaro, aprovou cadastros em massa às vésperas das eleições na tentativa de conquistar o apoio do público e se manter no poder.
Foi então que surgiram milhares de cadastros de famílias unipessoais, cidadãos que alegaram morar sozinhos. É justamente este público ao qual o Governo Federal e o Estado de São Paulo direcionam a solicitação.
Na oportunidade, o governo paulista também aproveita para recomendar que os titulares do CadÚnico que recebem o Bolsa Família, procurem os postos de saúde para um check-up. Tal monitoramento é necessário para garantir o bônus de R$ 150 e de R$ 50.
Atualização do CadÚnico garante benefícios sociais
Manter os dados do CadÚnico atualizados é de extrema importância para o cidadão que deseja fazer parte de futuros benefícios sociais. A atualização cadastral não é apenas um hábito que deve ser adotado, mas sim, uma obrigatoriedade.
Os dados do CadÚnico devem ser atualizados obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver alterações na estrutura familiar, como: endereço, telefone, morte, renda, nascimento, etc.
Em caso de dúvidas sobre a necessidade de atualizar os dados, o cidadão pode acessar o site ou aplicativo do CadÚnico. Nas plataformas digitais é possível fazer a atualização por confirmação, quando não há nenhuma informação a ser alterada dentro do prazo estipulado. Do contrário, é necessário se dirigir ao CRAS mais próximo.