Salário ATRASADO? Trabalhador se surpreende com decisão do Governo

Trabalhadores com registro em carteira, seguindo a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), ou como servidores públicos, normalmente têm seu salário depositado no quinto dia útil. Em junho essa data está marcada para o dia 7, próxima quarta-feira. Mas, sob a justificativa de que liberaria o pagamento antes do final de semana, um empregador já fez os depósitos.

Salário ATRASADO? Trabalhador se surpreende com decisão do Governo
Salário ATRASADO? Trabalhador se surpreende com decisão do Governo (Imagem: FDR)

Nessa semana o governo do estado do Mato Grosso do Sul anunciou a liberação antecipada do salário dos seus servidores. Vale para funcionários públicos ligados ao estado, e que têm suas remunerações providas justamente dos cofres públicos. Para servidores municipais, ou seja, ligados as prefeituras, não foram informadas as datas de pagamento.

O pagamento dos funcionários públicos do estado foi liberado nessa sexta-feira (2), e esses servidores poderão sacar os salários referente ao mês de maio neste sábado (3). Para os demais a expectativa é de que os depósitos acontecem na próxima semana, até o dia 7 de junho quando completa o quinto dia útil. Quem quiser consultar o valor já pode acessar seu holerite.

De acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, a antecipação do salário para o dia 2 de junho foi uma forma de liberar o pagamento antes do final de semana. No início do mês os consumidores quase não têm mais dinheiro para movimentar a economia local, porque dependem da liberação do próximo salário. Com essa iniciativa, a esperança é de que os comércios possam lucrar.

Quem vai receber o salário adiantado?

As informações sobre a antecipação do salário dos servidores público estaduais foram liberadas pela SAD (Secretaria de Estado de Administração). De acordo com a secretaria apenas nesse mês o governo do estado precisou desembolsar quase R$ 400 milhões para os pagamentos, especificamente R$ 399.107.166,60.

Isso porque, o total de funcionários atendidos com a liberação é de:

  • 52.818 servidores com matriculas da ativa (atualmente trabalhando);
  • 32.209 inativos, entre aposentados e pensionistas.

O salário está sendo depositado, como de costume, na conta cadastrada nos dados do servidor. Quem não pretende fazer o saque em mãos nos guichês de atendimento, ou caixas eletrônicos do seu banco, pode usar o internet banking (site) ou aplicativo. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com