Titulares do CadÚnico devem ficar atentos aos prazos de RENOVAÇÃO para não perder os benefícios

Os cidadãos brasileiros de baixa renda titulares do CadÚnico (Cadastro Único), devem se atentar aos prazos de renovação caso não queiram perder os benefícios. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou um cronograma de bloqueios. 

Titulares do CadÚnico devem ficar atentos aos prazos de RENOVAÇÃO para não perder os benefícios
Titulares do CadÚnico devem ficar atentos aos prazos de RENOVAÇÃO para não perder os benefícios. (Imagem: FDR)

Titulares do CadÚnico, sobretudo o contingente aceito no Bolsa Família entre os meses de agosto e dezembro de 2022, quando  ainda vigorava o antigo Auxílio Brasil. Esses cadastros foram submetidos à renovação devido a suspeitas de fraude. 

No período mencionado, houve uma aceitação em massa de titulares do CadÚnico pelo Governo Federal no Bolsa Família. A particularidade fica por conta dos cadastros de famílias unipessoais. 

A suspeita é de que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha aceito essas titulares do CadÚnico como uma estratégia de campanha visando a reeleição por meio da liberação em massa do antigo Bolsa Família ao maior número de cidadãos possível. 

Mas por que as famílias unipessoais são o alvo da renovação? A escolha por este grupo de titulares do CadÚnico não foi aleatória. Uma das principais regras do antigo Auxílio Brasil, era que o pagamento do benefício se limitava a um único membro do grupo familiar, o responsável pela inscrição no Cadastro Único. 

Daí o interesse, tanto da população, quanto do antigo governo em burlar o sistema em benefício próprio. Agora, a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, convocou os titulares do CadÚnico a renovarem os dados cadastrais. Este é o único meio possível para garantir o pagamento do Bolsa Família e outros benefícios sociais. 

Cronograma de bloqueio dos titulares do Cadúnico

Embora a renovação dos dados seja um processo obrigatório a todos os titulares do CadÚnico a cada dois anos ou sempre que houver mudança em qualquer informação, como endereço, renda, telefone, etc, os beneficiários do Bolsa Família são o foco neste momento. 

Por isso, o Governo Federal elaborou e divulgou um cronograma específico para a renovação dos dados cadastrais deste público, distribuindo em seis grupos. Confira!

Grupo Data de bloqueio Data de cancelamento
Grupo 1  De abril a junho de 2023 Julho de 2023
Grupo 2  Julho de 2023 Agosto de 2023
Grupo 3  De julho a setembro de 2023 Outubro de 2023
Grupo 4 De agosto a outubro de 2023 Novembro de 2023
Grupo 5 De setembro a novembro de 2023 Dezembro de 2023

 

Prazo para titulares do CadÚnico evitar o bloqueio de benefícios

  • Público 1 – Família regularizar o cadastro até 16 de junho;
  • Público 2 – Família regularizar o cadastro até 14 de julho;
  • Público 3 – Família regularizar o cadastro até 15 de setembro;
  • Público 4 – Família regularizar o cadastro até 13 de outubro;
  • Público 5 – Família regularizar o cadastro até 10 de novembro.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.