SALESóPOLIS, SP — Tem sido cada vez mais comuns o relato de pessoas que estão caindo em golpes. Os bandidos usam de diferentes artifícios para enganar as pessoas, até mesmo quem tem conhecimento em aplicativo e internet, fica vulnerável aos golpes. Quando o cliente acaba transferindo valores e se arrepende o banco tem que se responsabilizar? A Caixa Econômica contou com a ajuda da Justiça para tomar uma decisão.

A sensação de impotência ao descobrir que caiu em um golpe é sempre avassaladora. Diante da perda do dinheiro e da vulnerabilidade emocional, o cliente passa a buscar ajuda e acredita que no seu banco essa ajuda virá. No entanto, a Caixa Econômica Federal e outros bancos, não se responsabilizam pelo dinheiro que foi perdido.
Foi analisada uma ação do Juizado Especial Federal (JEF), em que era solicitado que a Caixa arcasse com o prejuízo dos clientes que sofreram golpe do motoboy. Quando um falso funcionário do banco vai até a residência do cliente e solicita o pagamento de uma taxa para liberação de serviços, ou leva o cartão daquela pessoa afirmando se tratar de uma prática comum do banco.
Na ocasião, a 4ª Vara Federal de Criciúma divulgou a sentença favorável ao banco. Para a justiça, a instituição não pode ser responsável pelas informações prestadas pelo cliente ao suposto motoboy, que se passou por funcionário da instituição. Isso porque, os dados foram compartilhadas por vontade da vítima, não houve vazamento de dados, liberação de acesso para terceiros, e etc.
O que fazer se cair em um golpe usando o nome da Caixa?
O primeiro ponto que diversos especialistas reforçam é: desconfie de absolutamente tudo. Principalmente se as relações que estiver fazendo com a Caixa, ou qualquer outro banco, forem por ligação, SMS, WhatsApp, e-mail ou canais remotos. Tudo o que for proposto para que seja realizado fora de uma agência merece atenção.
É preciso lembrar, no entanto, que a Caixa:
- Nunca liga pedindo que o cidadão passe número do cartão, código de segurança ou senha;
- Nunca vai mandar um funcionário até a sua casa para retirar cartão ou cheque;
- Nunca vai pedir transferência bancária em nome de pessoa física para liberar serviços dentro do banco.
Se ainda assim o cliente cair em um golpe, o primeiro passo é:
- Registrar um Boletim de Ocorrência;
- Bloquear o cartão de crédito e débito;
- Entrar em contato com o gerente solicitando ajuda;
- Se achar necessário, entrar com uma ação na justiça para que o tribunal decida se o banco pode indeniza-lo.