O PIX veio para facilitar a vida das pessoas mas também acabou chamando a atenção de golpistas que usam a ferramenta para tirar dinheiro de vítimas. Desta vez, vamos falar de um golpe aplicado na cidade de Ubá, Minas Gerais.
Na cidade, uma mulher de 36 anos foi presa depois de aplicar pelo menos três golpes do falso pagamento em compras efetuadas em Ubá.
Mulher é presa após aplicar golpe com o PIX
A mulher, segundo a Polícia Civil, foi presa na última terça, 16. No decorrer das buscas, um caminhão de mudança chegou na casa da mulher, que tinha a intenção de fugir da cidade.
De acordo com 2ª Delegacia Regional da cidade, a suspeita efetuava compras e simulava o pagamento através do PIX. Ela agendava o valor da compra e, logo depois, adulterava a imagem, tirando a palavra “agendamento”. Por fim, ela enviava para o comerciante o comprovante de pagamento adulterado.
A suspeita foi encontrada pela polícia, que ainda identificou vários produtos comprados de maneira ilícita.
Segundo Douglas Motta, delegado responsável pela investigação, a suspeita vai ser investigada ainda por furtos e corrupção de menor, uma vez que existem indícios de que ela envolvia seu filho, menor de 18 anos, nos crimes.
A mulher foi autuada por estelionato e encaminhada ao sistema prisional.
Golpes mais comuns aplicados via PIX
Golpe do falso link
Utilizar links para roubar dados de usuários se tornou uma prática comum nos últimos anos. Esta é uma forma rápida e fácil de obter dados pessoais das pessoas e está sendo usado no PIX.
Para se proteger deste tipo de ação, sempre desconfie de links que envolvem a ferramenta. Você deve cadastrar sua chave PIX apenas na plataforma oficial de seu banco. Sendo assim, qualquer outra opção deve ser recebida com desconfiança.
Falha no PIX
Através de mensagens, os golpistas falam sobre uma suposta falha no sistema do PIX que pode fazer a vítima ganhar dinheiro. Para conseguir este dinheiro, a vítima é orientada a fazer uma transferência para uma chave informada por eles para receber o valor em dobro. Obviamente isto não existe.