Revalida 2023: Inscrições abertas para segunda etapa; saiba como fazer

Profissionais aprovados na primeira etapa do Revalida 2023 devem se inscrever para participarem da segunda. Prova é importante para os médicos com diplomas expedidos em instituições superiores de outros países.

Revalida 2023: Inscrições abertas para segunda etapa
Revalida 2023: Inscrições abertas para segunda etapa (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação através do INEP abriu inscrições para a segunda etapa do Revalida 2023. O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira é composto de duas fases, sendo a primeira teórica e a segunda prática.

Segunda etapa do Revalida 2023

Podem participar dessa segunda etapa aqueles que foram:

  • Aprovados na 1ª etapa da edição 2023/1;
  • Aprovados na 1ª etapa da edição 2022/2 e reprovados na 2ª etapa da edição de 2022/2;
  • Aprovados na 1ª etapa da edição 2022/1 e reprovados na 2ª etapa da edição de 2022/1.

A inscrição na segunda etapa do Revalida 2023 tem o valor de R$ 4.106,09, pode ser realizado até o dia 23 deste mês. Segundo as informações divulgadas pelo MEC, pagamentos feitos em depósito em caixa eletrônico, cartão de crédito, PIX, transferência ou depósito em conta corrente não serão aceitos.

 Como é a segunda etapa do Revalida?

Nessa etapa os participantes devem mostrar na prática que possuem os conhecimentos necessários para atuarem como médicos; as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de junho.

O Exame acontece em 10 estações, em que o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas: 

  • Clínica médica;
  • Cirurgia geral;
  • Pediatria;
  • Ginecologia e obstetrícia; 
  • Medicina da família e comunidade – Saúde coletiva.

Serão cinco estações percorridas a cada dia de exame; os participantes do Revalida são avaliados de acordo com os casos apresentados e devem mostrar habilidades e competências para solucioná-los.

A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos na matriz de referência do Revalida. Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de 0 a 10, implicando nota máxima de 100 pontos para o conjunto das 10 estações”, informa o MEC. 

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.