Restituição do IRPF tem consulta AUTORIZADA para quem seguir estes passos

O Imposto de Renda é conhecido por milhões de brasileiros. Porém, não são todos, nem a maioria, que recebe a famosa restituição. Agora, para que está achando que após a declaração deste ano deve receber a taxa, fique atento para estes pontos essenciais. Acompanhe novas informações abaixo.

Declare o Imposto de Renda de forma ESTRATÉGICA e se surpreenda com os benefícios
Restituição do IRPF tem consulta AUTORIZADA para quem seguir estes passos
(Imagem: FDR)

Anualmente, milhões de pessoas precisam entregar a declaração do Imposto de Renda após passaram o limite de ganhos no ano. Porém, para aqueles que entregam a declaração, é possível que a Receita Federal, órgão responsável pela análise do documento, constate que você precisa receber a restituição.

Para quem nunca recebeu o benefício, nós vamos explicar. O pagamento da restituição ocorre quando, após análise de agentes da Receita Federal, seja constatado que você efetuou um pagamento acima do necessário em sua declaração, sendo necessário receber parte do valor de volta.

Isso mesmo. Parte do valor pago em sua declaração do Imposto de Renda é devolvido. Isto porque é possível que você já tenha efetuado os pagamentos de impostos necessários ao decorrer do ano, fazendo com que este pagamento extra seja desnecessário e faz com que você economize algum dinheiro.

Se você estiver interessado em saber se você está apto(a) ou não para o recebimento desta restituição, fique atento pois a data de pagamento está próxima de chegar. Confira agora como, quando e onde receber a restituição do Imposto de Renda. 

Restituição: Como posso consultar?

Existem algumas formas de você verificar se existe ou não a possibilidade de recebimento da taxa. No site da Receita Federal, é possível verificar o seu CPF e checar a disponibilidade do pagamento. Além disto, também existe o aplicativo “Meu Imposto de Renda” que ajuda no fornecimento desta informação.

Vale ressaltar que o pagamento da restituição é dividido em lotes. O primeiro lote vai iniciar os pagamentos no dia 31/05, no mesmo dia em que se encerra o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. 

Além disto, é importante lembrar que aqueles cidadãos que optaram por receber a restituição via PIX e/ou fizeram a declaração pré-preenchida, estão na lista preferencial para o pagamento deste estorno financeiro.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.