Utilização da inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo. O ChatGPT, por exemplo, tem sido utilizado em diversos segmentos, inclusive para a organização pessoal. Veja como usar essa ferramenta.
O ChatGPT tem ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos, tanto profissionais, quanto pessoais. De forma simples, ele é um chatbot, ou seja, um sistema pré treinando sobre diversos temas, oque possibilita uma espécie de comunicação com o usuário.
Parece coisa de filme de ficção científica, mas, é real e pode ser o seu aliado na hora de organizar as suas finanças.
Organizando a vida financeira com o ChatGPT
Antes de tudo é necessário entender que o ChatGPT vai realizar a tarefa que você solicitar, por exemplo, se você pedir que ele te ensine a fazer investimentos, ele vai te ensinar.
O ideal é que você inicie com perguntas simples, como “qual o rendimento da poupança”.
E depois, gradativamente, aumente a complexidade dos conteúdos.
“A engrenagem interna do ChatGPT executa o que chamamos de aprendizado de máquina. Ele vai entendendo melhor o perfil da pessoa e encontrando soluções e respostas mais adequadas para a dúvida ou pedido de ajuda”, explica o planejador financeiro Marlon Glaciano.
O Estadão criou algumas perguntas que você pode fazer para te auxiliar nessa organização financeira através desse recurso de inteligência artificial; confira:
- Orçamento:Ensine como criar um orçamento e a importância de viver dentro de suas possibilidades financeiras.
- Investimentos:Ensine os conceitos básicos de investimento, como as diferenças entre ações, títulos e fundos mútuos, e como avaliar o risco e o retorno potencial.
- Dívida:Ensine sobre diferentes tipos de dívida, como empréstimos estudantis, hipotecas e cartões de crédito, e como gerenciar a dívida de forma eficaz.
- Impostos:Ensine sobre como funcionam os impostos e como os indivíduos podem maximizar suas deduções fiscais e minimizar sua carga tributária.
Observe bem que você precisa utilizar o verbo da ação que deseja que ele execute: “ensine”; “compare”; “analise”, entre outros.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.