Um dos benefícios cedidos à população pelo governo federal é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Agora, uma das modalidades de saque do Fundo de Garantia está em estudo para receber um ajuste. Ficou interessado(a)? Acompanhe a notícia até o final e veja o que será alterado no FGTS.
Os trabalhadores que exercem a sua profissão em regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, possuem uma série de benefícios garantidos em lei, como é o caso do seguro-desemprego, férias remuneradas, 13º salário e o FGTS. Este último serve como uma forma de proteção financeira ao trabalhador.
Isto porque 8% do seu salário mensal é depositado neste Fundo. O intuito desta “poupança” é garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o cidadão tenha direito à sacar um valor de sua conta para que possa se organizar e planejar o seu futuro financeiro, agora que a pessoa está desempregada.
Inclusive, poucos sabem, mas a partir do momento em que há algum valor no FGTS, ele tem algumas propriedades similares à poupança comum, onde o valor é reajustado mensalmente e anualmente após revisões. Ou seja, somente por deixar dinheiro no Fundo faz com que aquela renda cresça.
O que vai mudar no FGTS?
Existem pessoas que optam por uma outra modalidade de saque, que é o recente Saque-Aniversário, estabelecido durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sobre isto, é válido ressaltar que o governo federal planeja o fim desta modalidade de saque.
O fim desta modalidade seria pautada pelo governo porque o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não concorda na disponibilidade do Fundo somente pelo motivo de ser o aniversário do cidadão. O intuito do FGTS é reservar capital para situações emergenciais do próprio trabalhador e da sua família.
Ele citou o Saque-Aniversário como uma “armadilha” para os cidadãos, porque fornece um empréstimo à um baixo custo e bloqueia todo ou a maioria do seu saldo em conta.
O próprio Ministro também refutou uma possível ideia de que o Fundo de Garantia poderia ser utilizado para dar de entrada em veículos novos, com intuito de aquecer o mercado.