O Dia das Mães será comemorado neste domingo, 14, e a busca pelo presente já está intensificado em todo o país. Como esta é uma das datas do ano que mais movimenta o comércio, é esperado que milhões de brasileiros comprem o presente para sua mãe nos próximos dias. Mas o Procon alerta que é preciso ficar atento aos golpes.
Os golpes não deixam de ser aplicados nem mesmo em uma data tão especial como Dia das Mês. Sendo assim, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para que os consumidores fiquem mais atentos, os orientando sobre as possibilidades de golpes e o excesso de despesas.
Dicas do Procon para o Dia das Mães
Fique atento aos golpes online
Diante de toda a comodidade oferecida, muitas pessoas preferem comprar o presente do Dia das Mães através da internet. Mas em períodos como este, é preciso redobrar a atenção para não cair em falsas promoções.
A dica primordial é não confiar em links de lojas que são enviados através do WhatsApp ou SMS. Uma outra importante orientação do Procon é não comprar em sites que só oferecem o boleto bancário ou transferência como opção de pagamento, pois isto é um forte indício de golpe).
Fique atento e desconfie de ofertas muito arrasadoras recebidas pelas redes sociais. Sempre faça uma pesquisa de preços nos canais oficiais das marcas e dos concorrentes.
Evite excessos
Neste ano, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, os consumidores vão gastar R$ 153,81 em média nos presentes para as mães esse ano. O Procon orienta que os consumidores tenham cautela na escolha do presente, para que o seu orçamento não seja prejudicado.
Pagamento à vista
Uma outra dica é que o presente do Dia das Mães seja pago à vista, o que evita ficar com uma dívida por longos meses. Por fim, o Procon também orienta que os consumidores evitem fazer empréstimos para comprar o presente da mãe.
O presente ideal é o que combina mais com o estilo de sua mãe. O mais importante é demonstrar seu amor neste e em todos os dias do ano.