Para o comércio nacional, o Dia das Mães vem em segundo lugar em sucesso de vendas. Perdendo apenas para o volume financeiro que o Natal proporciona. Para quem vende as expectativas são boas, mas para quem compra é preciso muita atenção a fim de não gastar além do orçamento. Algumas dicas de presente podem ajudar a presentear sua mãe gastando pouco.
Nesse ano de 2023, as vendas do Dia das Mães devem movimentar mais de R$ 33 bilhões, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito. Diferente do Natal que a família troca presentes entre si, nessa época uma única pessoa será presenteada.
Outro ponto financeiramente positivo é que a comemoração envolve presentear uma pessoa madura, adulta e que saberá entender caso o filho não consiga gastar além do que pode nesse presente. É diferente, por exemplo, do Dia das Crianças, quando uma lembrancinha precisa ser negociada e o pequeno não entende a importância de limitar um orçamento.
Mas, se além da sua mãe a sogra também for presenteada nesse Dia das Mães, o gasto vai subir um pouco mais. Por isso, a orientação é balancear o bom gosto com a realidade orçamentária e não extrapolar. Algumas recomendações podem ajudar nessa tarefa.
Como economizar no presente do Dia das Mães
O Dia das Mães será comemorado no Brasil em 14 de maio, a data sempre foi marcada para o segundo domingo do mês de maio. Não há um histórico religioso por trás desse dia, na verdade o cunho é comercial, a fim de movimentar o mercado financeiro. Ainda assim, se tornou um momento afetivo e muitas pessoas não abrem mão de comprar nem que se seja uma lembrancinha.
- Troque o presente por pontos do cartão de crédito
Isso mesmo, quem usa cartão de crédito e participa de programas de troca de pontos pode usar o acúmulo dessas milhas para comprar os presentes. A própria rede do cartão possuí uma espécie de loja que permite a troca.
- Compre mais de um produto e aproveite os descontos
Já que vai presentar a mãe e a sogra, aproveite para pedir desconto na compra de dois produtos que serão comprados juntos.
- Divida o valor do presente com irmãos e/ou cunhados
Se a sua mãe ou sogra é daquele tipo mais exigente, fazer uma “vaquinha” com o pessoal da família pode ser uma forma de dar a ela o presente que tanto deseja, sem prejudicar as finanças de ninguém.
- Faça a compra em centos comerciais
Busque fazer as compras em centros comerciais, como ruas populares e ou feiras, porque a concorrência e as chances de conseguir desconto são maiores. Em shoppings ou galerias menores, os preços costumam ser mais altos.