A aplicação das provas do ENEM 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro desse ano. Exame é usado para seleções de vagas em cursos superiores em todo o país; informações importantes já podem ser consultadas pelos participantes.
A organização para a aplicação do ENEM 2023 já começou e os participantes devem ficar atentos para não perderem o prazo. Nesse ano o INEP, responsável pelas provas, aplicará apenas a versão impressa, ou seja, os estudantes não terão a opção de escolher a prova digital.
O Exame Nacional do Ensino Médio movimenta estudantes de todo o país, afinal, a nota dele pode ser usada em seleções para instituições públicas, particulares e até de fora do país.
Isenção no ENEM 2023
Fez o seu pedido de isenção? Então, acesse a Página do Participante para conferir o seu pedido foi ou não aceito; o resultado da justificativa de ausência também já está disponível para consulta.
Se você não teve o pedido ou a justificativa aceitos, poderá entrar com recurso contra o resultado até 12 de maio, próxima sexta-feira.
O resultado final da justificativa de ausência e do pedido de isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 será divulgado no dia 19 de maio.
Vale lembrar que todos os estudantes interessados em participar do exame devem realizar a inscrição entre os dias 5 e 16 de junho.
O valor da taxa de inscrição do ENEM 2023 será de R$ 85,00.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro; o gabarito divulgado no dia 24 de novembro e o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 deve ser publicado no dia 16 de janeiro de 2024.
Quem pode fazer a prova do ENEM 2023?
Todas as pessoas que já concluíram o ensino médio podem participar do exame, independente do ano de conclusão ou da participação em supletivos; estudantes da última série do ensino médio também.
Para esses dois grupos é permitida a participação em seleções para cursos superiores com a nota do exame.
Além disso, quem ainda está cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio também pode participar, mas, nesse caso apenas como treineiro.
Ou seja, sem direito a concorrer a vagas no ensino superior.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.