Muitos titulares do Bolsa Família se assustaram ao tentar acessar o aplicativo nos últimos dias. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), submeteu a plataforma a um período de manutenção já na reta final de implementação do novo modelo do benefício.
A manutenção no aplicativo do Bolsa Família visa promover alguns ajustes operacionais. O processo é feito a partir do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), plataforma responsável pela geração da folha de pagamentos dos benefícios sociais.
As mudanças no Bolsa Família tiveram início no dia 2 de março, com a publicação da Medida Provisória (MP) nº 1.164, que regulamenta a nova versão do programa.
As medidas vão além de ajustes operacionais no sistema de pagamentos. Inclusive, foi determinado um cronograma para a migração dos titulares do antigo Auxílio Brasil para a nova transferência de renda.
A migração de titulares para o Bolsa Família está prevista para ser concluída até o mês de junho. Mas para cumprir o cronograma, o Ministério do Desenvolvimento Social precisa garantir que todos os processos e sistemas desenvolvidos na administração e depósitos da transferência de renda estejam operando adequadamente a partir de maio.
De antemão, o MDS informa que esta não será a única etapa de ajustes no Sibec. Novas adaptações serão feitas em um futuro próximo, com o objetivo de evitar quaisquer erros e riscos associados aos pagamentos do Bolsa Família.
Cronograma de ajustes no aplicativo do Bolsa Família
Na oportunidade, o Ministério do Desenvolvimento Social explicou que o novo modelo do Bolsa Família é mais equitativo, visando complementar a renda das famílias vulneráveis. Desta forma, cada cidadão tem a chance de contar com o recebimento de um valor básico, apesar do reforço direcionado às crianças e adolescentes.
Portanto, os ajustes no Sibec operados nos últimos dias adotam as seguintes medidas:
- Indisponibilidade parcial do sistema para a realização de manutenções de benefícios – de 29 de abril a 23 de junho; o Módulo de Manutenção de Benefícios voltará a funcionar no dia 26 de junho, quando o sistema já vai permitir ações de administração de benefícios.
- Indisponibilidade parcial de relatórios do sistema no Módulo Relatórios – todos os relatórios mensais serão disponibilizados, exceto: os de famílias canceladas e reversão de cancelamento; de famílias canceladas por reiterada ausência de saque; e de cartões emitidos, reemitidos e não entregues. A partir de julho, todos voltarão a ser disponibilizados aos gestores municipais.
- O sistema do Cadastro Único também tem uma parada programada, para o dia 20 de maio, nos processos de extração da base, conforme dados do Calendário Operacional do programa.
As interrupções no funcionamento dos sistemas são parciais, não prejudicam os beneficiários, e nem afetam os pagamentos. Elas interferem em atividades das coordenações municipais do PBF, que precisarão usar o Módulo de administração off-line do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família para registrar as solicitações de administração de benefícios.