Aposentados do INSS ganham REAJUSTE no 13º salário e calendário foi anunciado

Entre as principais ações que tem tomado a atenção dos beneficiários do INSS, há a expectativa de um reajuste, além de uma parcela a mais do benefício. Isto porque o 13º salário é exatamente um pagamento extra, cedido aos seus beneficiários como uma forma de bonificação anual.

Aposentados do INSS ganham REAJUSTE no 13º salário e calendário foi anunciado
Aposentados do INSS ganham REAJUSTE no 13º salário e calendário foi anunciado. (Imagem: FDR)

Recentemente, houve muitas conversas nas redes sociais sobre o pagamento do 13º salário para os aposentados do INSS no mês de maio, porém, ela não é verdadeira. Sendo assim, os beneficiários continuam sem saber quando receberão o 13º salário deste ano.

Ademais, o próprio Governo Federal não sabe realmente quando será a antecipação do pagamento. Mas, mesmo com isso, há uma estimativa para a medida.

13º do INSS

Estima-se que, o Governo Federal, a partir de um levantamento contábil relacionado aos recursos disponíveis, poderá antecipar o pagamento do 13º do INSS este ano. A previsão é a de que os depósitos sejam em duas parcelas, a primeira seria no mês de agosto e a segunda em dezembro.

Nesse sentido, há uma previsão de pagamento do benefício durante o ano de 2023. Os aposentados que recebem do governo até um salário mínimo, R$1.320, terão o depósito da primeira parcela do 13º do INSS no mês de agosto.

Dessa maneira, os beneficiários do INSS que recebem mais de dois salários mínimos, devem receber a primeira parcela dos depósitos feitos pelo governo, no mês de setembro. Em relação à segunda parcela do 13º salário, espera-se que o pagamento seja no mês de dezembro, no final do ano.

O que será decidido sobre o 13º do INSS?

Caso o benefício da 13º parcela do INSS seja cedida à população, certamente será divulgada pela Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelo pagamento deste auxílio à população. Porém, o fato é que o 13º será efetuado aos cidadãos, a dúvida é se ele será antecipado ou não.

Quem recebe os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio-Gás, por exemplo, tem a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. Entretanto, o Governo Federal, a partir destes programas sociais, fica sem dinheiro em caixa, com isso, não consegue definir informações como essa antecipação.