Perder a senha do Caixa Tem pode ser um problema e tanto para os brasileiros. Isso porque, essa é a poupança social digital usada pelo poder público para repassar todos os pagamentos feitos pela Caixa Econômica Federal. Válido tanto para depósitos de programas sociais, como o Bolsa Família, como os salários trabalhistas, por exemplo o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Uma nova conta no Caixa Tem é criada pelo governo federal assim que o cidadão é aprovado no Bolsa Família ou vale-gás. Também foi o canal de pagamento do auxílio pago aos caminhoneiros e taxistas no último ano. Quem não tem conta corrente na Caixa Econômica também vai receber pela poupança social os pagamentos trabalhistas conforme ganhar direito a eles.
Como o seguro-desemprego, o FGTS, ou o PIS (Programa de Integração Social). Diante de todos esses benefícios que podem ser acessados usando o mesmo canal, perder a senha de acesso ao aplicativo é um grande problema para o cidadão. Existe a possibilidade de receber a quantia de forma presencial, em agências da Caixa Econômica e casas lotéricas.
Ainda assim, usar o Caixa Tem é a melhor opção porque evita a longa permanência em filas de espera. Pelo aplicativo o cidadão consegue fazer transferências, PIX, pagar boletos, usar o cartão virtual, ou fazer compras com leitura do QR Code na maquininha de cartão.
Como recuperar a senha do Caixa Tem?
Dois dados importantes serão imprescindíveis para a recuperação de senha do Caixa Tem: o número de telefone e o e-mail do cidadão. Essas informações serão dadas ao criar o login no aplicativo, no primeiro acesso do titular do benefício. Isso porque, o link para recuperação de senha será enviado nesses canais.
Todo o processo acontece diretamente no aplicativo, dessa forma:
- Abra o Caixa Tem e clique na opção “Esqueci minha senha”;
- Informe o número do CPF, selecione “Não sou um robô” e toque em “Continuar”;
- Abra sua caixa de e-mails e localize o seguinte assunto de e-mail: “Redefinição de Senha”, enviado por “Login Caixa”;
- Após abri-lo, toque em “Link para redefinir credenciais” – o link expirará em 720 minutos, ou seja, você tem 12 horas para mudar a senha, ou terá que refazer os passos;
- Preencha os campos da tela com a sua nova senha que deve ser de 6 dígitos numéricos, sem números sequenciais como 11 ou 22;
- Após escrevê-las, toque no ícone de olho, para ter certeza que digitou certo, e depois clique em “Continuar”.
Caso tenha perdido o acesso ao e-mail cadastrado, o cidadão precisará ir até uma agência da Caixa Econômica para mudar seus dados cadastrais e refazer sua senha.