Erros nos dados da declaração do Imposto de Renda são revelados e preocupam brasileiros

O prazo para a declaração do Imposto de Renda segue até o dia 31 de maio. Apesar das facilidades oferecidas pela Receita Federal, como a declaração pré-preenchida, muitos contribuintes ainda enfrentam dificuldades no processo. 

Calendário de restituição do IRPF 2023 é anunciado e estes contribuintes serão surpreendidos
Erros nos dados da declaração do Imposto de Renda são revelados e preocupam brasileiros

A entrega dos dados pode ser comparada a um quebra-cabeças complexo, que requer muita atenção e conhecimento para ser concluído com sucesso. Erros são frequentes e, muitas vezes, são cometidos por falta de atenção ou conhecimento necessário.

A Receita Federal criou a versão pré-preenchida do IRPF 2023 para tornar a obrigação fiscal algo mais fácil de ser realizada. No entanto, mesmo com essa facilidade, muitos contribuintes acabam caindo na malha fina por não observar alguns pontos importantes. Pensando nisso, apresentamos abaixo os principais erros cometidos na hora de realizar a declaração, para que você possa evitá-los.

Erros na Declaração do Imposto de Renda

O FDR separou os principais equívocos que são cometidos na hora de enviar os dados fiscais para a Receita. Confira:

Omissão de faturamento: deixar de informar a todos os ganhos obtidos ao longo do ano é uma das falhas mais comuns. É fundamental declarar remunerações, proventos de aposentadoria, rendas provenientes de aluguéis, dentre outros, sob o risco de ser autuado pelo órgão fiscalizador, Receita Federal.

Descontos inapropriados: certos pagadores de tributos acabam inserindo despesas que não são autorizadas pelo órgão fiscal, tais como despesas educacionais sem comprovação ou despesas médicas inexistentes. É fundamental ter cautela para não sofrer sanções.

Dados sobre dependentes: a adição de beneficiários na prestação de contas é frequente, entretanto, é necessário fornecer os dados precisos, como nome completo e CPF, a fim de evitar complicações.

Propriedades: se possuir propriedades, é essencial informar o valor e o modo de obtenção, além da inscrição em cartório, a fim de não ser penalizado.

Transações financeiras: a falta de registro de dados sobre transações financeiras, tais como transferências bancárias, investimentos e aplicações financeiras, pode resultar em implicações com a Receita.

Mudanças patrimoniais: diversos pagadores de impostos deixam de prestar contas acerca das mudanças patrimoniais, o que pode acarretar também em implicações com a Receita.

Informações bancárias: é muito importante disponibilizar as informações bancárias precisas para receber a restituição do IRPF 2023, se houver.

Falta de comprovantes: é fundamental manter todos os comprovantes das despesas efetuadas durante o ano, como recibos médicos, escolares, de doações, dentre outros, para se prevenir de possíveis erros. 

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.