Todo trabalhador com registro formal, com carteira assinada, tem um registro no PIS (Programa de Integração Social). O abono do PIS funciona como uma espécie de 14º salário e pode chegar ao valor de até um salário mínimo. Saiba se você tem direito ao benefício e como consultar.
Um novo grupo de trabalhadores foi contemplado pelo PIS. A boa notícia é que o abono salarial foi antecipado, de modo que o saque imediato pode ser feito na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco do Brasil (BB), bancos gerenciados do benefício trabalhista.
Neste mês, o Governo Federal deu início aos repasses do PIS para os trabalhadores que nasceram nos meses de maio e abril. O repasses ocorreu no dia 17. Um lote extra para novos beneficiários também foi liberado. Com isso, foram bonificados quem nasceu entre janeiro e abril, mas que não receberam na data correta do calendário.
Inicialmente, para receber o valor, é necessário ter cadastro no programa há pelo menos cinco anos. Outro requisito básico é ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior ao pagamento. Contudo, existem outras exigências.
Para ter direito ao PIS, é necessário cumprir requisitos
- Estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior ao pagamento;
- Ter recebido remuneração média de até dois salários-mínimos por mês durante o período trabalhado.
- Além disso, é necessário que a empresa onde você trabalhou tenha informado corretamente seus dados no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS). Caso contrário, você não poderá receber o PIS mesmo que cumpra os demais requisitos.
Como consultar o PIS
A consulta ao PIS pode ser feita de diversas maneiras. A mais simples é acessando o site da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, deve-se informar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) ou CPF e a senha cadastrada.
Também é possível fazer a consulta pelo telefone, ligando para o número 0800 726 0207, ou ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Passo a passo
- Acesse o site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou baixe o aplicativo CAIXA Trabalhador disponível para Android e iOS;
- Clique na opção “Consultar Pagamentos”;
- Digite o número do seu NIS (PIS/PASEP) e a senha da internet;
- Caso não tenha senha, clique em “Cadastrar Senha”;
- Confirme as informações cadastrais e clique em “Cadastrar Senha”;
- Após o cadastro da senha, volte à tela de “Consultar Pagamentos”;
- Confirme os dados e clique em “Consultar”;
- Na página seguinte, serão exibidas todas as informações referentes a seus pagamentos, inclusive o calendário do PIS 2023;
- Verifique se você tem direito a receber o PIS em 2023 conforme as datas informadas no calendário.