Megabloqueio do BOLSA FAMÍLIA gera pane no sistema CANCELANDO os cadastros

O Bolsa Família é o principal programa de benefício social do governo federal. Porém, após a realização de um pente-fino, o governo Lula vem recebendo críticas pois famílias não conseguem mais ter acesso ao auxílio, fazendo com que filas fossem registradas em agências da Caixa e em CRAS de regiões diversas; confira.

Programa Mais Médicos retorna garantindo emprego para estudantes do FIES
Megabloqueio do BOLSA FAMÍLIA gera pane no sistema CANCELANDO os cadastros (Imagem: FDR)

Desde que uma leva de fiscalização foi realizada para checar se os requisitos dos beneficiários do Bolsa Família estão sendo seguidos, uma série de pessoas que fazem parte do programa vem relatando que não conseguem mais ter acesso ao benefício e estão perdendo parcelas do pagamento.

Este problemas vem sendo relatados principalmente em casos que envolvem a plataforma da Caixa Econômica Federal, o Caixa Tem. Famílias inteiras não conseguem ter acesso à plataforma, onde muitas pessoas vem recebendo mensagens de que a sua conta não existe ou não foi localizada no sistema.

Para a resolução deste problema, os beneficiários precisam reenviar os seus documentos oficiais para que consigam, eventualmente, ter o seu acesso concedido novamente. Porém, com esta situação em vigor, eles não conseguem obter os seus pagamentos na data proposta pelo próprio governo federal.

As principais revisões foram realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, comandado pelo ministro Wellington Dias, que verificaram os casos onde pessoas declararam que viviam sozinhas e não moram com famílias, mas recebiam o benefício; e também para a fiscalização da presença escolar. 

No que resultou este pente-fino no Bolsa Família?

O Ministério do Desenvolvimento Social não divulgou, de forma oficial, o número de bloqueios realizados nesta fase da fiscalização. Porém, fica evidente que muitos foram impactados por esta revisão. Desta forma, não podemos afirmar que todos os que foram bloqueados, de fato, precisavam ser bloqueados.

O que é indicado pelo próprio governo federal é que, caso você tenha sido bloqueado no mês de abril, o beneficiário terá até 60 dias para que possa provar, por meio de documentação, que deve receber o benefício e que está seguindo as regras impostas pelo governo.

Casos relatados

Além do problema encontrado por milhares de pessoas, que foi a não possibilidade de login na conta do Caixa Tem, o pagamento do Bolsa Família foi suspenso no Rio de Janeiro após filas quilométricas serem registradas em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.