Um dos principais programas que envolvem os trabalhadores que exercem a sua profissão em regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, é o Programa de Integração Social (PIS) e também o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Você sabe se tem saldo no PIS? Veja como consultar.
O PIS/PASEP são bastante similares. Isto porque eles possuem o mesmo intuito, que é fortalecer as relações entre governo federal, empregado e empregador, mas possuem algumas diferenças que fazem com que eles sejam lidados e geridos de formas diferentes, calendários diferentes e pagos de forma diferente.
Isto porque o PASEP, como o seu próprio nome diz, é destinado aos trabalhadores que exercem a sua profissão em um órgão público ou empresa estatal. Ou seja, o PASEP é destinado para os funcionários ou servidores públicos. Além disto, o pagamento do PASEP é realizado e gerido pelo Banco do Brasil.
Já no caso do PIS, o programa é englobado por milhões de pessoas pois não é somente para os servidores públicos, e sim ao contrário. Todos aqueles que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada podem participar do programa. Já o pagamento deste programa é feito pela Caixa Econômica Federal.
O que é o PIS inativo?
Segundo a Caixa, instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício, após a adesão do PIS/PASEP ao FGTS, bilhões foram esquecidos pelos beneficiários. Cerca de R$24,6 bilhões foram esquecidos por seus devidos donos, algo próximo à 10,6 milhões de pessoas com o PIS inativo.
Com isso, a Caixa incentiva que as pessoas verifiquem o saldo para saber se existe, ou não, viabilidade para a realização do saque; principalmente as pessoas que fizeram parte do benefício entre 1971 e 1988. Ou seja, quem tiver dinheiro parado desde 1988, o capital está rendendo até hoje.
Como verificar se tenho saldo disponível?
É simples, você precisa baixar o aplicativo FGTS, disponível para Play Store e App Store. Ao acessar, faça login com a sua conta; selecione a mensagem “Você possui saque disponível” e vá na opção “Solicitar o saque do PIS“. Analise o valor em questão e você pode solicitar o saque pela plataforma do aplicativo.