Nesta época de declaração do imposto de renda, bancos oferecem a possibilidade de pedir a antecipação da restituição do Imposto de renda. Então o que é, afinal, isso? É uma linha de empréstimo, que contém juros, ofertada pelos bancos. Porém, é preciso analisar se no seu caso vale a pena.
Ao contratar a antecipação, você não está exatamente antecipando a restituição, mas pegando um empréstimo. Como o banco sabe que você vai receber a restituição do imposto de renda, ele libera aquele valor antes, com juros.
Por ser um empréstimo com garantia, os juros são mais atrativos do que em outras linhas de crédito. Mas, o valor do empréstimo é limitado ao valor esperado da restituição.
A antecipação do Imposto de Renda é indicada em duas situações, segundo os especialistas: se você está passando por uma emergência financeira ou se usar o dinheiro para quitar uma dívida mais cara, ou seja, com juros mais altos.
Ou seja, é o caso de pegar a antecipação se a pessoa está com cartão atrasado ou tem um empréstimo com juros mais altos que o novo empréstimo oferecido. Pode valer a pena pedir a antecipação, negociar com o banco e quitar a dívida mais cara.
Datas de pagamento da restituição
A restituição será paga em cinco lotes:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro.
E se a restituição demorar?
Erros na declaração e eventuais atrasos na restituição podem fazer o contribuinte cair numa bola de neve e ter mais uma dívida, afinal, quanto mais tempo demorar para sair a restituição, maiores serão os juros pagos. E o dinheiro só será restituído depois de você resolver as pendências com a Receita Federal.
Se a restituição não sair, por qualquer motivo, você ainda será responsável pelo pagamento do empréstimo junto ao banco. Normalmente, os empréstimos de restituição são de prazo curto, no máximo de até seis meses.
As condições variam de um banco para outro, pesquise antes de contratar. Assim, antes de fechar negócio, garanta que ele é realmente a melhor alternativa. Caso contrário, melhor aguardar a restituição.