Nesta época de preparar a entrega de declaração do Imposto de Renda, as armadilhas podem surgir na rede social do contribuinte, no celular via sms e, mais comum, na caixa de e-mail. Saiba como se proteger e onde buscar informações seguras e confiáveis.
Em geral essas mensagens, sempre em nome da Receita Federal, dizem que a pessoa tem alguma pendência em relação à declaração do imposto de renda do ano anterior, por exemplo. E que para resolver o problema, tem que acessar um link que aparece na mensagem. Tudo faz parte do golpe.
Comunicar uma suposta restituição é também outra forma de atrair as vítimas. Os golpistas criam quantias fictícias e altas, e indicam um link para acessar. Citam até uma suposta lei federal, que pode devolver imposto pago.
Os criminosos incluem detalhes sobre as suas informações, para você pensar que realmente só pode ser a instituição para saber tantos dados pessoais, como CPF, o endereço e todos os telefones, mas entenda que essas informações são informações já vazadas na internet.
E, quando os golpistas não têm os dados pessoais, eles enviam mensagens aos contribuintes para obter, de forma ilegal, informações cadastrais, fiscais e financeiras, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais
Veja quais cuidados ter:
- Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não clicar nos links que direcionam para outras páginas na web, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita, ou mensagens como “clique aqui”;
- Não responder aos e-mails, mesmo que tenham a marca da RF;
- Deletar imediatamente a mensagem.
Se tiver dúvidas, consulte o serviço da Central de Atendimento ao Contribuinte na internet, o portal e-CAC. Para acessar o e-CAC, basta entrar no site da Receita Federal e seguir o passo a passo para se cadastrar e ter acesso.
O portal concentra todas as informações tributárias de cada contribuinte. Este é o único procedimento seguro para verificar a existência de pendências, além de uma unidade de atendimento físico.