A restituição do Imposto de Renda é paga quando o contribuinte apresentou um número suficiente de deduções que garantiram descontos no valor final da tributação. O pagamento regular acontece em cinco lotes, dando prioridade para grupos preferenciais e quem enviou a declaração no início do prazo. Nessa sexta-feira, 31, um grupo exclusivo terá acesso aos valores.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda que a Receita Federal deposita hoje (31), trata-se de um lote residual. Isso significa que ele vai beneficiar as pessoas que não foram restituídas durante os lotes regulares. Normalmente são contribuintes que enviaram a declaração fora do prazo original, ou caíram na malha fina, corrigiram o documento e finalmente puderam sacar a restituição.
Ao todo, serão 94.864 contribuintes contemplados com a distribuição de R$ 300 milhões. O valor não é repartido de forma igualitária, isso porque, vai depender do quanto cada indivíduo informou como patrimônio e como gasto na declaração. A Receita Federal faz as considerações e no final indica quanto é possível receber.
Os valores das restituições do Imposto de Renda são depositados na conta-corrente que foi informada durante o preenchimento da declaração. Caso o crédito não esteja na sua conta dentro do prazo estipulado para o recebimento, os valores ficarão disponíveis em até um ano para resgate no Banco do Brasil.
Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda?
Nesse lote, de acordo com informações da Receita Federal, o número de contemplados pela restituição do Imposto de Renda é de:
- 3.490 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 20.181 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.261 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 6.161 contribuintes que a maior fonte de renda é magistério;
- 61.771 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
O processo de consulta da restituição do Imposto de Renda é o mesmo para o lote residual, e o lote regular que em 2023 começa no dia 31 de maio. Basta acessar o portal da Receita Federal.
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Selecione a opção “Consultar restituição” e depois “Iniciar”;
- Em seguida, informe CPF, data de nascimento do cidadão e o ano de apuração, ou seja, ano de envio da declaração.