O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos muitos benefícios cedidos pelo governo federal. Este engloba uma menor quantidade de pessoas, quando comparamos com o Bolsa Família, por exemplo. Se você faz parte do grupo de beneficiários do BPC, nós temos uma novidade para você. Confira abaixo.
O BPC é um benefício cedido desde foi criado como parte da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ele fornece renda às pessoas que, por idade ou deficiência, não conseguem exercer trabalho; com isso, não podem levantar renda para si ou sua família. O valor recebido corresponde ao salário mínimo.
De início, a pessoa interessada no benefício precisa estar devidamente cadastrada no Cadastro Único, portal de informações do governo federal para controle e fiscalização da situação financeira das pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Além disto, a pessoa interessada precisa verificar se é enquadrada nos requisitos solicitados pelo BPC. Acompanhe as obrigações fundamentais, entre outras, para fazer parte do grupo de beneficiários do suporte financeiro:
- Possuir renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por membro;
- Possuir 65 anos ou mais;
- Ser deficiente, seja ela deficiência física, cognitiva, mental ou incapacitante.
O valor do BPC vai aumentar?
Essa informação é de fundamental importância para os brasileiros que participam do benefício. De forma direta, sim. Há pouco mencionamos que o valor pago aos beneficiários do BPC era correspondente ao salário mínimo. Pois bem, o governo federal estuda aumentar o salário mínimo no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Com este aumento, as pessoas que recebem o benefício que hoje é de R$1.302, deverão receber um acréscimo no futuro próximo, chegando a marca de R$1.320, seguindo o preço do novo salário mínimo.
Como solicitar o benefício?
Se você corresponde aos requisitos que o benefício cobra, pode baixar o aplicativo Meu INSS, entrar com a sua conta Gov, buscar a opção “Agendamentos/Solicitações“, escolha “Novo Requerimento” e selecione a opção desejada. Após isso, siga as instruções da tela e fique atento ao procedimento.
Calendário do BPC em março
- 27 de março: recebe quem possui o número final do benefício 1;
- 28 de março: recebe quem possui o número final do benefício 2;
- 29 de março: recebe quem possui o número final do benefício 3;
- 30 de março: recebe quem possui o número final do benefício 4;
- 31 de março: recebe quem possui o número final do benefício 5;
- 03 de abril: recebe quem possui o número final do benefício 6;
- 04 de abril: recebe quem possui o número final do benefício 7;
- 05 de abril: recebe quem possui o número final do benefício 8;
- 06 de abril: recebe quem possui o número final do benefício 9;
- 10 de abril: recebe quem possui o número final do benefício 0.