Saque-aniversário do FGTS pode ter maior rentabilidade seguindo esses passos

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é basicamente a poupança para aqueles que trabalham com a carteira assinada. É deduzido uma taxa do seu salário que vai para o Fundo, visando uma proteção em caso de demissão, aposentadoria, etc. Veja agora como utilizar o saque-aniversário ao seu favor.

Governo autoriza último saque anual do FGTS. Veja como fazer a retirada
Saque-aniversário do FGTS pode ter maior rentabilidade seguindo esses passos (Imagem: FDR)

O modelo de saque-aniversário foi criado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O intuito desta modalidade de saque foge do princípio do FGTS. O Fundo deve ser utilizado exatamente como uma poupança, onde você deposita um valor X e o deixa rendendo, assim como em outros fundos. 

O saque pode ser feito apenas uma vez ao ano, no mês do seu aniversário. Você não pode sacar o valor integral, sendo disponibilizado apenas parte do saldo. Além disso, aqueles que optarem pelo saque-aniversário não poderão sacar o valor completo quando, e se, forem demitidos sem justa causa.

A taxa que é descontada do seu salário para o Fundo gira em torno de 8%, mas a criação deste suporte para os trabalhadores de carteira assinada existe com o motivo de não enfraquecer aqueles que acabam sendo demitidos e ficam à mercê de novas oportunidades de remuneração. Ou seja, use o saque com cautela. 

O que diz o ministério do trabalho sobre o FGTS?

Na semana passada, o ministro do trabalho, Luiz Marinho, falou sobre a disponibilidade do saque-aniversário e o seu objetivo de desfazer a medida. Acompanhe:

“O saque-aniversário é um engodo porque atrapalha a lógica da indústria porque vai enfraquecendo o fundo para investimento. O governo anterior criou o saque aniversário porque a lógica do Paulo Guedes era acabar com o Fundo, essa é a grande verdade. Seguramente vamos pautar no curador do FGTS esse assunto e quero contar com o apoio da indústria lá.”

O que devo fazer, faço o saque ou deixo no Fundo?

Bom, a decisão vai de cada um e de acordo com as suas necessidades momentâneas. Porém, saiba que o saldo do FGTS vai render enquanto estiver parado. Ele sofre reajuste de juros mensais e também acréscimo da correção anual do valor, valorizando o saldo em 3%.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.