13º salário do Bolsa Família pode se tornar uma realidade e ganha apoio surpreendente

O Bolsa Família foi recriado pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 2 de março. Para que o programa passasse a valer de forma imediata no país foi preciso a criação de uma Medida Provisória (MP). Agora, esse texto deve passar pelo Congresso Nacional e ser aprovado em até 120 dias. Nesse período é possível anexar sugestões, como a criação do 13º salário do Bolsa Família. 

13º salário do Bolsa Família pode se tornar uma realidade e ganha apoio surpreendente
13º salário do Bolsa Família pode se tornar uma realidade e ganha apoio surpreendente (Imagem: FDR)

Caso a MP não seja aprovada por deputados e senadores no prazo de 120 dias, o programa deixa de existir. No entanto, dificilmente isso vai acontecer e os parlamentares devem votá-la em breve. Até que isso aconteça eles podem fazer novas sugestões para alterar o texto original. Como a proposta da criação de um 13º salário do Bolsa Família.

Ao incluir essa emenda na MP, todos os parlamentares precisarão votar e aprovar essa medida. Em seguida, caberá ao presidente Lula sancioná-la contando com as novas regras. Para se ter uma ideia, outras sugestões estão sendo feitas, como o adicional para famílias que têm em sua composição pessoas com deficiência

Mas não basta fazer sugestões, será preciso dar uma dimensão de quanto essa proposta custará para os cofres públicos. O 13º salário do Bolsa Família beneficiando 21 milhões de famílias contempladas pode extrapolar o limite de gastos planejados para esse ano. Por isso é preciso ter um planejamento financeiro que justifique essa emenda.

Quando o 13º salário do Bolsa Família será pago?

Os textos já apresentados que propõem a inclusão do 13º salário do Bolsa Família fazem duas sugestões para o pagamento, a fim de que ele aconteça da seguinte forma:

  • Primeira sugestão: 50% do valor do benefício em junho + 50% em dezembro;
  • Segunda sugestão: 100% do valor do benefício em dezembro.

Deputados e senadores de oposição e até de partidos que estão à frente de ministérios do governo Lula vão tentar garantir o pagamento do 13º. No entanto, o governo federal não se mostrou favorável a esse abono. O discurso diz que o Bolsa Família é um programa de assistência e complemento de renda, e não uma remuneração mensal.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu que pagaria o 13º salário do Bolsa Família, mas isso aconteceu apenas em 2019. Nos anos seguintes não foi possível liberar o abono. Agora, com o comando do país em outras mãos, será preciso aguardar uma série de análises até que o abono seja realmente confirmado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com