Bolsa Família convoca 12 mil trabalhadores para auxiliar na atualização dos cadastros

Recentemente o governo federal anunciou que fará um processo complexo de atualização cadastral no Bolsa Família. As famílias que hoje recebem o benefício serão convocadas para comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e informar todos os dados sobre os seus membros. Para esse processo que será trabalhoso, pelo menos 12 mil funcionários serão contratados. 

Bolsa Família convoca 12 mil trabalhadores para auxiliar na atualização dos cadastros
Bolsa Família convoca 12 mil trabalhadores para auxiliar na atualização dos cadastros (Imagem: FDR)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias, foi quem informou sobre a contratação de 12 mil pessoas para atuarem no CRAS. A ideia é que com uma equipe maior o processo de atualização cadastral no Bolsa Família aconteça de forma mais rápida. No último ano o Ministério da Cidadania da época também exigiu que as famílias atualizassem seus dados do Cadastro Único. 

Com medo de serem cortadas do Auxílio Brasil, programa que até então estava funcionando, essas famílias superlotaram as unidades do CRAS. Algumas pessoas chegaram a dormir nas filas de espera para tentar ser atendido. Até mesmo brigas e confusões foram registradas nesses locais, o que mostrou a necessidade de melhorar o atendimento das unidades.

Pensando nisso e visando evitar que o processo de atualização dos dados do Cadastro Único que dão acesso ao Bolsa Família seja frustrante, o MDS tomou a iniciativa de aumentar o corpo de funcionários. É necessário que as informações sejam repassadas de forma presencial pelo CRAS, o que exige preparação da equipe.

Como o CRAS vai se preparar para atualização do Bolsa Família

A ideia é que ao atualizar os dados que foram informados no Cadastro Único, as famílias possam comprovar que cumprem com os requisitos de acesso aos programas como o Bolsa Família. Além de ajudar o poder público a entender como vivem esses grupos, qual a sua renda, os seus gastos, e etc.

Por isso, as informações do poder público são de que os 12 mil funcionários contratados serão treinados e qualificados para trabalhar na atualização do CadÚnico, o que vai permitir uma “busca ativa” a pessoas ainda não cadastradas.

Ou seja, quem cumpre com os requisitos de inscrição no CadÚnico que determina rendimento mensal de até meio salário mínimo por mês por pessoa, deve ser incluso. Para isso, esses funcionários deverão buscar por pessoas que se enquadram nos requisitos, mas que por algum motivo ainda não conseguiram se inscrever.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com