O saque pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser a solução que muitos trabalhadores esperavam para reerguer suas vidas. A quantia é liberada em casos excepcionais por meio da Caixa Econômica que é o banco operador desse benefício. Nesse mês de março serão liberadas pelo menos duas formas de receber o fundo de garantia sem ter sido demitido.
Todos os meses o empregador deposita 8% do valor do salário do cidadão na conta do fundo de garantia, nada muda no que é recebido pelo funcionário. O objetivo dessa conta é que quando o cidadão for demitido sem justa causa ele possa fazer o saque pelo FGTS. Nesse momento vai receber tudo o que foi acumulado durante o tempo de serviço.
O valor integral também pode ser recebido em caso de aposentadoria, ou na comprovação de doença grave. Outra opção é usar o valor para abater o valor do financiamento imobiliário. O uso do fundo está disponível em situações como essas que foram citadas. Mas existem outras duas alternativas que liberam parte do valor do fundo em março.
Saque pelo FGTS em março
As condições para receber o FGTS vai depender do perfil do trabalhador.
Saque-aniversário
Liberado para nascidos em março, ou para quem nasceu em janeiro ou fevereiro desde que já tenha optado por essa modalidade. Quem vai receber pela primeira vez deve optar por esse tipo de saque pelo FGTS até o último dia de março, dessa forma receberá nesse ano.
Nessa opção o cidadão abre mão do saque rescisão, isso significa que caso demitido sem justa causa não vai receber o valor total acumulado no fundo. Em um possível arrependimento é preciso aguardar dois anos para retornar a modalidade original.
O valor que pode ser de 5% a 50% da quantia disponível no fundo mais uma parcela bônus é depositado na conta corrente informada pelo cidadão. O pedido acontece no aplicativo FGTS.
Saque calamidade
Essa opção libera até R$ 6.220 para moradores de municípios que decretaram estado de calamidade pública. O valor é resgatado também no App FGTS, e somente pode ser feito por quem recebeu esse mesmo benefício a mais de um ano.
Toda as sextas-feiras a Caixa atualiza a lista de cidades que está liberando esse saque pelo FGTS. Será preciso anexar documento de comprovação de endereço para indicar que tem direito ao benefício.