E-commerces brasileiros estão revoltados e pedem mudanças em relação a AliExpress, Shein e Shopee

Ao decorrer da pandemia, empresas como AliExpress, Shein e Shopee investiram fortemente em personalidades mundiais para a expansão global da marca e, aqui no Brasil, os empresários não estão contentes com esse rendimento acima da média. 

 A maioria deles cobra a taxação de tributos sobre os itens vendidos, onde eles alegam que hoje não existe tal pagamento; a lei brasileira isenta impostos em compras para pessoas físicas em até US$50. A grande maioria desses gigantes de vendas, como a Shopee e Shein, utilizam desse artifício em seus sites. 

 Além disso, empresários afirmam que essas multinacionais não respeitam a lei nacional de antipirataria, possuindo, em sua plataforma, um comércio de itens oriundos de origem suspeita. Conforme esses sites vão expandindo, o mercado brasileiro sente isso no órgão mais importante de um investidor: o bolso.

 O e-commerce brasileiro teve um crescimento notável ao decorrer da pandemia e procuram manter o padrão mesmo hoje. Porém, lojas como a Shopee seguem investindo fortemente para o mercado internacional, principalmente para o Brasil.

Os empresários cobram do Governo e do Congresso uma maior competitividade entre eles. De acordo com especialistas na área, devido a falta de tributação na venda desses grandes sites, a evasão fiscal pode ser encontrada na casa dos R$14 bilhões anuais. 

Sobre isso, a Shopee, Shein e AliExpress foram questionadas sobre o tema e afirmam que sua operação age sobre o vigor da lei e, de forma geral, todas as empresas procuraram passar transparência em relação aos seus fornecedores e os itens vendidos aos clientes.

Colaborações da Shoppe, Shein e AliExpress com celebridades

No ano passado, a Shein fez uma parceria com a cantora Anitta. O site chinês fez o lançamento de 99 peças de roupa assinadas pela cantora e empresária. A estreia das peças veio em conjunto com o novo disco da cantora, Versions Of Me, servindo como uma boa publicidade para ambos.

Para comemorar o aniversário de 12 anos de operação, a AliExpress, no ano passado, convidou a influencer GKay para fazer parte da “Farofa do Ali“, temática semelhante à famosa festa de aniversário da influencer, apelidada de “Farofa da GKay”

A Shopee investe fortemente em personalidades. A empresa já contou com participações comerciais da Xuxa, Barões da Pisadinha, Larissa Manoela, Jackie Chan e Cristiano Ronaldo. 

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.