Ao decorrer da pandemia, empresas como AliExpress, Shein e Shopee investiram fortemente em personalidades mundiais para a expansão global da marca e, aqui no Brasil, os empresários não estão contentes com esse rendimento acima da média.
A maioria deles cobra a taxação de tributos sobre os itens vendidos, onde eles alegam que hoje não existe tal pagamento; a lei brasileira isenta impostos em compras para pessoas físicas em até US$50. A grande maioria desses gigantes de vendas, como a Shopee e Shein, utilizam desse artifício em seus sites.
Além disso, empresários afirmam que essas multinacionais não respeitam a lei nacional de antipirataria, possuindo, em sua plataforma, um comércio de itens oriundos de origem suspeita. Conforme esses sites vão expandindo, o mercado brasileiro sente isso no órgão mais importante de um investidor: o bolso.
O e-commerce brasileiro teve um crescimento notável ao decorrer da pandemia e procuram manter o padrão mesmo hoje. Porém, lojas como a Shopee seguem investindo fortemente para o mercado internacional, principalmente para o Brasil.
Os empresários cobram do Governo e do Congresso uma maior competitividade entre eles. De acordo com especialistas na área, devido a falta de tributação na venda desses grandes sites, a evasão fiscal pode ser encontrada na casa dos R$14 bilhões anuais.
Sobre isso, a Shopee, Shein e AliExpress foram questionadas sobre o tema e afirmam que sua operação age sobre o vigor da lei e, de forma geral, todas as empresas procuraram passar transparência em relação aos seus fornecedores e os itens vendidos aos clientes.
Colaborações da Shoppe, Shein e AliExpress com celebridades
No ano passado, a Shein fez uma parceria com a cantora Anitta. O site chinês fez o lançamento de 99 peças de roupa assinadas pela cantora e empresária. A estreia das peças veio em conjunto com o novo disco da cantora, Versions Of Me, servindo como uma boa publicidade para ambos.
Para comemorar o aniversário de 12 anos de operação, a AliExpress, no ano passado, convidou a influencer GKay para fazer parte da “Farofa do Ali“, temática semelhante à famosa festa de aniversário da influencer, apelidada de “Farofa da GKay”
A Shopee investe fortemente em personalidades. A empresa já contou com participações comerciais da Xuxa, Barões da Pisadinha, Larissa Manoela, Jackie Chan e Cristiano Ronaldo.