Nubank: Grande acontecimento deixa o mercado animado

O banco digital Nubank, um dos mais populares do país, trouxe um grande anuncio que animou todo o mercado e marca um verdadeiro divisor de águas para o seu futuro!

O Nubank anunciou que obteve um lucro líquido de US$58 milhões no quarto trimestre, representando o melhor resultado trimestral de sua história. O banco obteve um resultado muito acima do esperado pelo mercado.

Entre os analistas, era esperado um lucro de US$16 milhões. A maior projeção de um analista apostava em um lucro de US$61 milhões, ao passo que o mais conservador acreditava em um prejuízo de US$24 milhões.

O papel sobe 5% no after market em Nova York. O banco digital também revelou pela primeira vez os números separados da operação nacional, que lucrou US$ 138 milhões no quarto trimestre, o que em termos anualizados resultaria em um ROE de 35%.

“Os números do Brasil já eram muito fortes há alguns trimestres. Mas decidimos divulgar agora porque eles reforçam o que sempre falamos: que o nosso modelo digital, por ter custo muito menor, deveria gerar um ROE muito acima do mercado, disse o CEO do Nubank, David Vélez disse ao Brazil Journal. 

Na visão do executivo, o lucro obtido pelo banco no quarto trimestre se aproveitou de uma redução no custo de funding, que foi reduzido de 91% para 78% do CDI. Essa queda aconteceu  muito por conta das mudanças que a fintech fez na remuneração da NuConta, que passou a render 100% do CDI só depois de 30 dias do depósito.

Com a Selic no patamar atual, “isso gerou um resultado muito grande,” disse o CEO.

Também ajudaram para o bottom line a alta da receita no tri, que cresceu 112%  ano contra ano, e uma melhora da eficiência operacional.   

Ainda no quarto trimestre, a inadimplência de curto prazo (entre a 15 a 90 dias) teve uma queda indo de 4,2% para 3,7%. Já a inadimplência de mais de 90 dias passou por alta de 0,4 ponto percentual, para 5,2%.

A carteira de crédito total (que engloba o cartão de crédito e empréstimo pessoal) cresceu para US$ 11,3 bilhões no período, com o banco digital voltando a ver sua carteira de crédito pessoal subir após  ter ficado flat no terceiro trimestre. Essa carteira teve uma alta leve, indo de de US$ 1,9 bi para US$ 2 bi. 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.