Nesta semana, a plataforma digital de pagamentos PicPay, comunicou o avanço da companhia no sistema Open Finance, recebendo a autorização de um milhão de pessoas para que seus dados bancários fossem compartilhados com outras instituições, como bancos digitais e tradicionais.
Diante disso, o PicPay agora pode atuar como Iniciador de Pagamentos, o que permite que os usuários efetuem transações via Pix utilizando o saldo disponível em outros bancos para o PicPay sem precisar sair do aplicativo. A finalidade do recurso é trazer maior praticidade para os consumidores integrando o saldo em conta de outras empresas em uma só plataforma.
De acordo com o que foi revelado pelo PicPay, a função pode ser usada tanto por quem já autorizou o compartilhamento de dados como também para toda a base ativa de mais de 30 milhões de pessoas. Na momento da transação, o usuário verá as outras contas integradas e só vai ter que selecionar de qual delas deseja trazer o dinheiro.
Além de poder fazer o ‘cash in’ de outras instituições, através do Open Finance, os usuários do PicPay também podem organizar suas despesas por categorias com o ‘Minhas Finanças’, saber onde os dados estão sendo compartilhados com o ‘Hub de Open Finance’ e ainda ter uma análise melhor e mais completa da sua vida financeira com o Score.
Antes da plataforma obter a homologação do Banco Central para operar como iniciador de transação de pagamentos (ITP), no âmbito do Open Finance, no último ano, a plataforma também aderiu como instituição voluntária à fase dois, em que as empresas permitem que usuários compartilhem seus históricos financeiros de conta corrente, cartões de crédito, empréstimos e cadastros.
Agora com o PicPay, chega a 17 a quantidade de instituições aptas a operar o serviço de iniciação de pagamentos. Nesta lista também estão grandes bancos como Bradesco, BTG Pactual, Banco do Brasil e Itaú Unibanco e ainda bancos digitais como Mercado Pago e Inter, além de fintechs como Quanto, Gerencianet e Celcoin, entre outros.
O PicPay é um aplicativo fintech nacional, criado no estado do Espírito Santo, disponível para download em celulares dos sistemas operacionais Android e iOS, que funciona como uma carteira digital.