Pix de Carnaval do Nubank: Você precisa ler isto antes de clicar em qualquer link

É preciso sempre estar atento aos golpes digitais, especialmente em momentos próximos a grandes datas comemorativas, como é o caso do carnaval. Nesta semana, vem circulando nas redes sociais uma suposta promoção do Nubank em que o banco dará um PIX R$500 para que os clientes possam curtir os dias de folia. Se você receber este tipo de mensagem, saiba que se trata de golpe.

Golpe do carnaval 

“Olá, Você está participando da Premiação Especial de Carnaval da Nubank. Responda corretamente às perguntas abaixo e ganhe até R$500,00 em espécie! Restam 242 presentes. Questão 1 de 4: Você já é cliente Nubank? SIM/NÃO. Questão 2 de 4: Com que frequência compra nossos produtos? TODOS OS DIAS/TODA SEMANA/TODO MÊS/TODO ANO. Questão 3 de 4: Qual a sua faixa de idade? 18-29/30-39/40-49/50+ Questão 4 de 4: Você recomendaria Nubank aos seus amigos? SIM/NÃO”.

Esta é mensagem que vem circulando nas redes sociais e se o usuário entra no link e responde o questionário, ele recebe a mensagem: “Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Esta é a sua chance! Você deve selecionar a caixa correta com o presente dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte!”.

Após isso, os criminosos ainda pedem que o link malicioso seja compartilhado com outras pessoas, como prova final para retirada do prêmio: “OK Parabéns! Você conseguiu! Você ganhou um R$ 500 em notas de 100! *** AS REGRAS *** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e conclua o registro. OK”.

Em alguns casos, esse tipo de golpe não traz prejuízos imediatos para as vítimas, mas podem comprometer perfis, contas e aparelhos no médio prazo.

Como se proteger deste tipo de golpe 

  • Cuidado com links não oficiais: baixar programas e aplicativos de fontes não oficiais deixa os usuários exposto a um alto grau de risco e muitas vezes desnecessário.
  • Não informe código de verificação: nunca informe para terceiros quaisquer números que receber em seu celular. Nenhuma empresa idônea entra em contato com os clientes e usuários para pedir uma informação com essa. Quaisquer solicitações de códigos de validação feitas por telefone, SMS ou mensagens instantâneas são golpes.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.