Parece que a redução no número de empregados vai continua atingindo as empresas de grande porte por um período. Mais uma big tech anunciou que vai demitir um grande número de profissionais.
Mais uma big tech, grandes empresas do setor de tecnologia, anunciou que vai demitir um número expressivo de profissionais. O mundo vive uma onda de corte na folha de pagamentos de diversas corporações e, se engana quem pensa que isso tem atingido apenas os pequenos empreendedores.
Demissões na Meta
A dona do Facebook, Whatsapp e Instagram, a Meta Platforms, anunciou que vai demitir mais uma vez.
A empresa já reduziu o número de colaboradores em novembro do ano passado dispensando mais de 11 mil profissionais, o que representa uma redução de 13% do número de colaboradores.
A notícia foi divulgada no último sábado pelo Financial Times, a matéria também informou que a Meta adiou a finalização dos orçamentos de várias equipes.
Por outro lado, a Meta espera despesas entre 89 bilhões e 95 bilhões de dólares para esse ano, que foi classificado como “Ano de Eficiência” pelo presidente-executivo Mark Zuckerberg.
Demissão nas bigs techs
A Meta não foi a única empresa a anunciar cortes no quadro de funcionários, outras corporações do setor de tecnologia conhecidas mundialmente também estão em processo de redução de colaboradores:
- Amazon: pretende dispensar 18.000 profissionais até o final de 2023;
- Coinbase: em junho do ano passado a empresa comunicou que dispensaria 1.100 pessoas, o que representa um corte de 18% no número de trabalhadores;
- HP: pretende, até 2025, reduzir entre 4.000 a 6.000 o número de funcionários;
- Microsoft: já iniciaou as demissões, não se sabe ao certo quantos profissionais já perderam seus empregos. no último dia 18 de janeiro a empresa anunciou uma nova rodada com 10.000 funcionários demitidos até o 3º trimestre de 2023;
- NBCUniversal: reestruturou o canal e demitiu 37 profissionais;
- Netflix: passou por duas rodadas de demissões, uma com 300 desligamentos e outra com 30;
- Paramount Global: ao menos 100 profissionais serão desligados da empresa em Nova York e Los Angeles;
- Shopify: já reduziu em 10% o número de trabalhadores em todo o mundo;
- Tesla: alegando ter muitos profissionais em algumas áreas a empresa demitiu 10% do quadro de funcionários;
- Walt Disney Company: a empresa não informou o número de demissões, mas, elas acontecerão juntamente com o congelamento nas contratações;
- Warner Bros. Discovery: após ser vendida para a Discovery, o corte foi de 150 funcionários
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.