Milhares de brasileiros começam a ser contemplados com o auxílio emergencial. Nessa terça-feira (07), a Caixa Econômica e o Governo Federal deram início aos pagamentos de R$ 600 para a população de baixa renda. O cronograma da liberação já foi anunciado e se estenderá pelos próximos três meses. A ordem foi definida de acordo com os registros feitos no Cadastro Único e deverá ser seguida até o fim do calendário.
Por se tratar de uma medida provisória de caráter emergencial, gerada para conter os efeitos do Covid-19, o benefício não será fixado nas atividades do governo. Por enquanto, ele deverá ser ofertado entre os meses de abril, maio e junho, considerados os meses mais críticos ao longo da pandemia.
Leia também: Estes clientes da Caixa terão prioridade no saque dos R$600
De acordo com os dados liberados pelo ministério da economia, o aplicativo ‘Caixa Auxílio Emergencial’ já contabiliza mais de 15 milhões de cadastros. Ao todo, a instituição financeira irá ofertar cerca de 30 milhões de poupanças digitais para aqueles que não possuem contas em banco.
Para esse mês, o pagamento começou a ser feito ontem (7) e se estenderá até a próxima semana. Inicialmente, receberá quem já estava registrado no Cadastro Único.
Na sequência, os valores serão liberados para os desempregados, microempreendedores e autônomos, e finalizam os saque os beneficiados com o Bolsa Família.
Funcionamento das parcelas
Como mencionado, o pagamento será dividido em três parcelas. Nessa primeira, quem estiver registrado no Cadastro Único e tiver conta no Banco do Brasil ou Caixa, receberá até essa quinta-feira (9).
No caso dos trabalhadores informais que estão no Cadastro Único, mas possuem vínculo com outros bancos, a liberação começará no dia 14 de abril. Por fim, receberão os brasileiros informais, microempreendedores individuais e autônomos, 5 dias após a validação se deus dados no aplicativo.
Segundo pagamento
Para a segunda liberação, considerando que todos os cadastros terão sidos registrados, o calendário funcionará da seguinte forma:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 27 de abril
- Nascidos em abril, maio e junho: 28 de abril
- Nascidos em julho, agosto e setembro: 29 de abril
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 30 de abril
- Beneficiários do Bolsa Família: 18 de maio
Leia também: Financiamento de salários ajuda pequenas e médias empresas; veja como usar!
Terceiro pagamento:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 26 de maio
- Nascidos em abril, maio e junho: 27 de maio
- Nascidos em julho, agosto e setembro: 28 de maio
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 29 de maio
- Beneficiários do Bolsa Família: 17 de junho