FIQUE ATENTO! Pagamento do IPVA 2023 pelo Nubank pode ser feito DESTA forma

Em diversos estados do país, os pagamentos do IPVA já começaram. O contribuinte que desejar poderá pagar o imposto através do aplicativo do Nubank de forma fácil e rápida. Saiba aqui como fazer.

Antes de mais nada, é preciso verificar se em seu estado o pagamento do IPVA, do Licenciamento e do Seguro Obrigatório deve ser feito somente nos bancos conveniados. Essa informação pode ser conferida através do site da Secretaria da Fazenda do estado, onde estão todas as demais instruções para o pagamento do tributo.

Como pagar o IPVA 2023 no Nubank

Para pagar o IPVA através do Nubank confira se você possui saldo disponível na sua conta. O valor tem que ser o suficiente para pagar o tributo. Após conferir o dinheiro, siga os passos a seguir:

  • Entre no aplicativo do Nubank;
  • Vá na opção “Pagar” e escolha “Pagar um boleto”;
  • Agora escaneie o código de barras do boleto com a câmera do celular, através do próprio app, ou digite o código de barras manualmente.
  • É possível pagar o imposto imediatamente ou agendar uma data para o pagamento. Caso escolha pagar imediatamente, confirme as informações do boleto: valor, quem o receberá, o código e banco em que será recebido e clicar “Confirmar pagamento”. Para confirmar, digite sua senha.

Como funciona o pagamento do IPVA?

Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.

É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.

Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.

É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.