Mais um grupo de proprietários de veículos automotores devem fazer o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) nesta terça-feira (24). A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo organizou o calendário baseado no final de placa dos veículos, sendo que nesse mês o vencimento é para a primeira parcela ou cota única.
O governo do estado de São Paulo finaliza nessa terça-feira (24) o calendário de pagamentos do IPVA de 2023. Os veículos com placa de final zero têm o vencimento do tributo marcado para essa data. O cronograma de janeiro que vale para a cota única ou parcelamento começou no dia 11 de janeiro.
Quem não fez o pagamento dentro desse primeiro calendário perdeu a chance de conseguir 3% de desconto na quitação à vista, ou de fazer o parcelamento em até cinco vezes. Agora, a única chance possível de quitar o tributo é de uma única vez, mas sem qualquer desconto.
O último grupo a ter essa oportunidade de escolher como pretende pagar o IPVA são os proprietários de veículos cuja placa finaliza em 0. Dependendo do valor total do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas. Mas, o valor mínimo por cota deve ser de R$ 68,52.
Como pagar o IPVA de 2023 em São Paulo
Quem ainda estiver dentro do calendário pode pagar o IPVA de 2023 em cota única com redução de 3% do valor. Ainda existe a possibilidade de fazer o parcelamento em cartão de crédito, mas por meio de empresas credenciadas a Sefaz. O número de parcelas depende de cada operador.
É importante lembrar que o pagamento do imposto é obrigatório, e quem não quita-lo terá consequências. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Para pagar o imposto basta que os contribuintes façam da seguinte forma desde que procurando os bancos credenciados e apresentando o número do RENAVAM:
- Nas agências bancárias;
- Nos guichês e terminais de atendimento desses bancos;
- App e internet banking.