Depois de não ser cobrada nos últimos três anos, a prova de vida volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas do INSS. Porém, em 2023, a dinâmica da comprovação de vida dos segurados será totalmente diferente da que era feita nos anos anteriores.
Antes de 2020, os segurados do órgão precisavam ir até uma agência previdenciária todo ano para realizar presencialmente a prova de vida e, assim, se tornarem aptos a continuar recebendo o benefício. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o processo foi suspenso para evitar aglomeração de pessoas.
Este ano, a prova de vida obrigatória será feita digitalmente, sem a necessidade do aposentado, pensionista ou beneficiário comparecer a uma agência. O INSS criou um sistema de cruzamento de dados de diversos órgãos públicos. Através dele, será identificado se o segurado tem alguma atividade registrada nos últimos meses.
Se for identificado nos dados do beneficiário um voto nas últimas eleições, a renovação ou emissão de um documento ou até uma consulta médica feita através do Sistema Único de Saúde (SUS), a prova de vida estará concluída a favor do segurado.
A atividade em questão é considerada válida como comprovação de vida se tiver sido feita nos 10 meses após o último aniversário do beneficiário.
Confira todas as atividades que são válidas como prova de vida para o INSS
- Comprovantes de votação em eleições;
- Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Acesso ao site ou aplicativo Meu INSS;
- Registro de vacinação;
- Realização de perícia médica;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Emissão ou renovação de documentos oficiais (exemplo: RG, CNH, CTPS);
- Atendimento presencial nas agências da Previdência Social;
- Atualização de dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito ou de segurança pública.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o INSS pretende iniciar a prova de vida automática já no mês de janeiro, e o processo se estenderá ao longo do ano, já que a comprovação deve passar por todas as pessoas cadastradas.
Se não for encontrado registro algum de atividade recente de um segurado, aí sim o INSS entrará em contato com ele para que a comprovação seja realizada presencialmente. Porém, há também a opção da solicitação da prova de vida partir do beneficiário através do aplicativo Meu INSS.
Para realizar a prova de vida pela plataforma digital, basta fazer o login com a sua senha do Portal gov.br e seguir estes passos:
- Selecione a opção “Prova de Vida” no menu dos serviços em destaque;
- Selecione a opção “Iniciar Prova de Vida”;
- A comprovação será feita por biometria, se estiver cadastrada, ou reconhecimento facial. Siga as instruções da tela;
- Ao concluir, volte à página inicial e selecione novamente a opção “Prova de Vida” para conferir se a comprovação foi concluída com sucesso.