O Governo Federal finalmente confirmou o valor do salário mínimo para 2023 e, consequentemente, o percentual de reajuste que será aplicado aos benefícios dos brasileiros. O INSS paga os seus segurados a partir do dia 25 de janeiro e já divulgou o novo calendário.
Este ano, o valor do piso nacional do brasileiro foi estabelecido a R$ 1.302. O cálculo foi feito pela equipe do governo antecessor e a variação excede em 1,5% a taxa da inflação de 2022. Entre as promessas de Lula para o primeiro ano de mandato estava a proposta de um salário mínimo maior, mas isso não acontecerá em janeiro.
Foi anunciado que, pelo menos até maio deste ano, o valor do piso permanece sendo o que foi sancionado por Jair Bolsonaro em dezembro do ano passado. Participaram da discussão do reajuste os ministros do Trabalho, Fazenda, Previdência, Planejamento, Casa Civil, Indústria e Comércio e ainda representantes sindicais.
Novos valores do INSS para 2023
O salário mínimo afeta diretamente os seguros pagos pelo INSS a aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social. O órgão previdenciário calcula os benefícios considerando o piso nacional vigente.
Os depósitos com os valores atualizados começam a ser feitos a partir do dia 25 de janeiro para segurados que recebem até um salário mínimo da autarquia. A ordem dos grupos descrita no calendário é definida pelo dígito final do número previdenciário, aquele que aparece antes do traço, no cartão do INSS.
Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS
- Benefício com final 1 – 25 de janeiro
- Benefício com final 2 – 26 de janeiro
- Benefício com final 3 – 27 de janeiro
- Benefício com final 4 – 30 de janeiro
- Benefício com final 5 – 31 de janeiro
- Benefício com final 6 – 01 de fevereiro
- Benefício com final 7 – 02 de fevereiro
- Benefício com final 8 – 03 de fevereiro
- Benefício com final 9 – 06 de fevereiro
- Benefício com final 0 – 07 de fevereiro
Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de fevereiro
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de fevereiro
- Benefício com final 3 e 8 – 3 de fevereiro
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de fevereiro
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de fevereiro