Vale-Gás também começa a ser pago neste mês? Acompanhe o calendário e valores

Os aprovados no vale-gás estão habituados a receber o seu benefício junto com o pagamento do Auxílio Brasil. Este programa deu início ao repasse dos valores na quarta-feira (18), mas dessa vez não incluiu a quantia referente ao vale-gás. Houveram suspeitas de que o governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) cancelasse o auxílio para pagamento do botijão de gás, mas isso não aconteceu.

Vale-Gás também começa a ser pago neste mês? Acompanhe o calendário e valores
Vale-Gás também começa a ser pago neste mês? Acompanhe o calendário e valores (Imagem: FDR)

O vale-gás foi criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), e passou a ser pago em um momento em que o valor do botijão de gás de cozinha de 13kg alcançava altos valores. O programa foi estabelecido por meio de uma lei, por isso continua garantido em 2023 independente de lado político. A legislação garante o pagamento por pelo menos 30 parcelas, o que representa cinco anos.

Embora os dois benefícios sejam pagos em um mesmo calendário, isso não significa que os públicos recebedores são o mesmo. Quer dizer, quem recebe o Auxílio Brasil não necessariamente terá acesso ao auxílio gás. Isso porque, no caso da ajuda para compra do botijão os requisitos de acesso são diferentes.

O governo federal libera 100% da média nacional de preço para o botijão de gás de 13 kg, para quem está inscrito no Cadastro Único. Além de ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa, e vale ser recebedor de algum programa social. São pelo menos 6 milhões de famílias tendo acesso ao vale-gás.

Quando o vale-gás de 2023 vai ser pago?

A regra do vale-gás é de que o pagamento aconteça bimestralmente, tempo em que acredita-se ser suficiente para o uso de um botijão de gás. O último depósito desse benefício aconteceu em dezembro, logo o próximo está marcado para fevereiro. Isso significa que nesse mês de janeiro o Auxílio Brasil não será acompanhado pelo adicional para compra do gás.

No próximo mês o benefício será pago com depósito no Caixa Tem, como acontecia normalmente. Seguindo esse calendário:

  • NIS final 1: 13 de fevereiro;
  • NIS final 2: 14 de fevereiro;
  • NIS final 3: 15 de fevereiro;
  • NIS final 4: 16 de fevereiro;
  • NIS final 5: 17 de fevereiro;
  • NIS final 6: 22 de fevereiro;
  • NIS final 7: 23 de fevereiro;
  • NIS final 8: 24 de fevereiro;
  • NIS final 9: 27 de fevereiro;
  • NIS final 0: 28 de fevereiro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com