O segurado do Bolsa Família receberá os valores correspondentes a janeiro nos últimos dez dias úteis do mês, entre os dias 18 e 31 deste mês. Os depósitos serão feitos diretamente na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.
Por ora, os segurados do Bolsa Família devem continuar respeitando as antigas regras definidas pelo ex-governo Bolsonaro para o Auxílio Brasil. O programa continuará ativo, pelo menos, pelos próximos três meses. Este é o prazo para a Medida Provisória (MP) que rege o novo programa ser aprovada e convertida em lei, oficializando o relançamento do benefício.
O governo Lula optou por manter o Caixa Tem como a plataforma principal de depósitos. Nela, o segurado do Bolsa Família consegue movimentar digitalmente os valores, da mesma forma como faria em uma agência bancária tradicional, com a vantagem de não pagar nenhuma taxa de serviço.
O segurado do Bolsa Família pode usar os valores depositados na conta poupança social digital para pagar boletos com a leitura do código de barras, fazer pagamentos e transferências via Pix e QR Code, usar o cartão de débito virtual e até solicitar empréstimos.
São várias as ferramentas e serviços oferecidos pelo Caixa Tem. Mas o acesso integral às funcionalidades requer que o segurado do Bolsa Família mantenha o cadastro ativo. A atualização cadastral é crucial para comprovar a movimentação pelo titular da conta e evitar a retenção do benefício.
Atualização do Caixa Tem para receber o Bolsa Família
1º Passo: Faça o login
Abra o aplicativo Caixa Tem no seu celular (Android ou iOS) e faça o login com o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e senha.
2º Passo: Toque no botão para a atualização
No menu inicial, procure pela opção “Atualize seu cadastro” e então, clique nela. Caso esteja com o documento de identificação em mãos, clique em “Entendi, vamos começar”, já na tela seguinte.
3º Passo: Confirme os dados de localização
O sistema informará o seu endereço em primeiro lugar, caso esteja correto, clique em “Sim, está correto”. Porém, se você mudou de endereço, clique em “O meu endereço mudou”.
Para finalizar esta etapa, na tela seguinte, informe se nasceu no Brasil (BR) ou não e, logo em seguida, clique em “Próximo”.
4º Passo: Informe sua renda mensal
Agora, clique em “Entendi, vamos lá” para responder às questões sobre renda e patrimônio. A cada etapa do questionário, será necessário clicar em “Próximo” para continuar.
5º Passo: Confirme os dados informados
Esta etapa é muito importante para que qualquer erro no preenchimento seja corrigido. Caso esteja tudo ok, é só clicar em “Confirmar”.
6º Passo: Valide o seu cadastro com o envio de um documento
Para finalizar o procedimento, clique em “Continuar” e escolha o tipo de documento que será anexado. Siga as últimas instruções e finalize a operação.