Os moradores do estado de São Paulo que desejam regularizar os documentos do seu veículo já podem acessar o calendário do Licenciamento 2023. O Detran.SP estendeu o prazo que não exige o novo documento e os motoristas só precisam regularizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) a partir de julho.
Aqueles que pretendem fazer essa atualização antes do prazo, já estão autorizados a dar entrada na regularização no mês de janeiro. Lembrando que, para emitir o novo documento, o motorista deve cumprir alguns requisitos.
O Imposto de Propriedade sobre Veículo Automotor (IPVA) de 2023, que é cobrado pela Secretaria da Fazenda de cada estado, deve estar quitado para que a regularização da licença seja feita. Além disso, o motorista não pode estar devendo multas de trânsito.
Se, depois do prazo imposto, o proprietário do veículo não tiver regularizado o seu documento, receberá multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e pode até ter o automóvel confiscado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa é considerada uma infração gravíssima.
Cada unidade federativa determina os próprios prazos e normas para o licenciamento anual. Em São Paulo, as datas-limite foram definidas de acordo com o tipo de automóvel e o número final da placa do veículo.
Para veículos de passageiro, ônibus, reboque e semirreboque:
- Final 1 e 2: prazo em julho;
- Final 3 e 4: prazo em agosto;
- Final 5 e 6: prazo em setembro;
- Final 7 e 8: prazo em outubro;
- Final 9: prazo em novembro;
- Final 0: prazo em dezembro.
Para veículos registrados como caminhão:
- Final 1 e 2: prazo em setembro;
- Final 3, 4 e 5: prazo em outubro;
- Final 6, 7 e 8: prazo em novembro;
- Final 9 e 0: prazo em dezembro.
Quanto custa o licenciamento de veículo em 2023?
Para os moradores do estado de São Paulo, a taxa de licenciamento do veículo custa R$ 155,23 este ano. O valor é 10 reais mais caro que o correspondente à mesma taxa no ano passado.
O reajuste do preço da regularização do documento é feito através de um cálculo que tem como base o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP). O pagamento pode ser feito on-line através do internet banking ou dos aplicativos dos bancos.
Para ter acesso ao documento digital, basta acessar o portal do Poupatempo ou o site oficial do Detran.SP. Os aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito também possuem cópia digital do documento atualizado, que pode ser apresentado no celular em caso de fiscalização do Departamento de Trânsito.