Calendário de pagamento do licenciamento 2023 foi divulgado. Veja até quando quitar seu débito

Os moradores do estado de São Paulo que desejam regularizar os documentos do seu veículo já podem acessar o calendário do Licenciamento 2023. O Detran.SP estendeu o prazo que não exige o novo documento e os motoristas só precisam regularizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) a partir de julho.

Calendário de pagamento do licenciamento 2023 foi divulgado. Veja até quando quitar seu débito. (Imagem: FDR)

Aqueles que pretendem fazer essa atualização antes do prazo, já estão autorizados a dar entrada na regularização no mês de janeiro. Lembrando que, para emitir o novo documento, o motorista deve cumprir alguns requisitos.

O Imposto de Propriedade sobre Veículo Automotor (IPVA) de 2023, que é cobrado pela Secretaria da Fazenda de cada estado, deve estar quitado para que a regularização da licença seja feita. Além disso, o motorista não pode estar devendo multas de trânsito.

Se, depois do prazo imposto, o proprietário do veículo não tiver regularizado o seu documento, receberá multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e pode até ter o automóvel confiscado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa é considerada uma infração gravíssima.

Cada unidade federativa determina os próprios prazos e normas para o licenciamento anual. Em São Paulo, as datas-limite foram definidas de acordo com o tipo de automóvel e  o número final da placa do veículo.

Para veículos de passageiro, ônibus, reboque e semirreboque:

  • Final 1 e 2: prazo em julho;
  • Final 3 e 4: prazo em agosto;
  • Final 5 e 6: prazo em setembro;
  • Final 7 e 8: prazo em outubro;
  • Final 9: prazo em novembro;
  • Final 0: prazo em dezembro.

Para veículos registrados como caminhão:

  • Final 1 e 2: prazo em setembro;
  • Final 3, 4 e 5: prazo em outubro;
  • Final 6, 7 e 8: prazo em novembro;
  • Final 9 e 0: prazo em dezembro.

Quanto custa o licenciamento de veículo em 2023?

Para os moradores do estado de São Paulo, a taxa de licenciamento do veículo custa R$ 155,23 este ano. O valor é 10 reais mais caro que o correspondente à mesma taxa no ano passado.

O reajuste do preço da regularização do documento é feito através de um cálculo que tem como base o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP). O pagamento pode ser feito on-line através do internet banking ou dos aplicativos dos bancos.

Para ter acesso ao documento digital, basta acessar o portal do Poupatempo ou o site oficial do Detran.SP. Os aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito também possuem cópia digital do documento atualizado, que pode ser apresentado no celular em caso de fiscalização do Departamento de Trânsito.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.