Haddad bate o martelo sobre nomes que assumirão Caixa e Banco do Brasil

Na última sexta, 30, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, finalmente comunicou os nomes de quem irá comandar o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O anúncio aconteceu na portaria do hotel onde o presidente Lula está hospedado, no Setor Hoteleiro Sul em Brasília. Saiba os nomes.

Haddad anunciou o nome de Rita Serrano para ficar à frente da Caixa Econômica e de Tarciana Medeiros para comandar o Banco do Brasil.

“Tenho a honra de apresentar as novas presidentas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal a Rita Serrano, que é uma funcionária da Caixa ha 33 anos, vai assumir a presidência a partir de 1º de janeiro. E no Banco do Brasil, pela primeira vez na nossa história, vamos ter uma mulher à frente do banco, que é a Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de casa. Portanto, 22 anos de Banco do Brasil”, disse Fernando Haddad aos jornalistas presentes.

Os nomes anunciados obedecem a promessa do presidente Lula de indicar pela primeira vez uma mulher para comandar o Banco do Brasil. A instituição possui mais de 200 anos e sempre teve homens em seu comando. Rita e Tarciana se encontraram com Lula no hotel, antes do anúncio de Haddad.

“Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo. E estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula. Sabem dos desafios da relação do crédito no Brasil, que é muito desafiadora.”Fernando Haddad ao fazer os anúncios em Brasília”, falou Haddad.

De início, Haddad sinalizou que o grande desafio será o de cuidar das famílias das famílias com dívidas com a linha especial de crédito. “O projeto de imediato que teremos que desenvolver nas próximas semanas é a questão das famílias que estão endividadas, famílias de baixa renda, para as quais a gente deve oferecer uma linha especial de crédito”, disse ele.

Este anúncio de quem comandará a Caixa e o BB era muito esperado, uma vez que, ao longo de sua campanha, Lula prometeu que ambos os bancos terão protagonismo no governo, especialmente na oferta de crédito.

“BB tem 200 anos, nunca se pensou nem de perto de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser muito melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”, disse Lula.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.