Válido desde junho de 2022, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) traz algumas novidades. Uma delas, que vem causando dúvidas nos condutores, é a inclusão de uma tabela com novas categorias. Entenda o novo padrão.
As 13 categorias de habilitação já existiam, mas algumas modalidades são menos conhecidas pelos motoristas, como as A1, B1, C1 e BE. Diferente do que alguns condutores estão pensando, o Detran não vai exigir um novo teste aos portadores de CNH para que eles obtenham o novo modelo.
A nova tabela será incluída na parte interna da carteira e exibe as silhuetas dos veículos que correspondem a cada categoria. O quadro segue um padrão internacional que vai facilitar a identificação e fiscalização da carteira por agentes de trânsito de outros países.
Não há pressa para atualizar a carteira. A renovação ocorrerá naturalmente à medida que os condutores atingirem as datas de validade da CNH. A regra de tempo para tirar uma nova carteira de habilitação é a seguinte:
- Condutores com menos de 50 anos de idade devem renovar a cada 10 anos;
- Condutores com idade entre 50 e 70 anos devem renovar a cada 5 anos;
- Condutores com mais de 70 anos de idade devem renovar a cada 3 anos.
Outras mudanças podem ser observadas no novo modelo da CNH, como a inclusão do nome social, se houver, e de um espaço para apresentar possíveis restrições médicas, como alergia a medicamentos e outras substâncias. Confira a relação completa a seguir.
Mudanças da Carteira Nacional de Habilitação 2022
- Novo design com as cores verde e amarelo;
- Campo para apresentar possíveis restrições médicas;
- Documento poderá ser expedido no meio físico, digital ou ambos;
- Inclusão do nome social, se houver, e da filiação efetiva do condutor que assim desejar;
- Inclusão do mesmo código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros;
- Tabela com novos códigos de acordo com padrão internacional.
Categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Categoria A: Veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
- Categoria B: Veículo motorizado não incluído na categoria anterior, com peso bruto total de até 3.500 kg ou lotação de até oito lugares sem contar com o do motorista);
- Categoria C: Veículo motorizado usado como transporte de carga e que tenha mais que 3.500 kg;
- Categoria D: Veículo usado para transporte de passageiros com lotação maior que oito lugares (sem contar com o do motorista);
- Categoria E: Veículos das categorias B, C ou D cuja unidade acoplada (reboque, semirreboque, trailer ou articulada) tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação máxima passe de oito lugares.