IPTU 2023: DF lança calendário oficial de pagamentos

A Secretaria de Economia do Distrito Federal divulgou, na última quinta-feira (15), o seu calendário oficial para a realização do pagamento do Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023.

IPTU 2023: DF lança calendário oficial de pagamentos (Imagem: FDR)

Segundo as regras instituídas para o ano que vem, o tributo pode ser pago à vista, através da cota única, ou em até seis vezes. O calendário oficial para o vencimento das parcelas começa a partir de 15 de maio de 2023, a depender da inscrição do imóvel. Vale lembrar que no mesmo boleto do IPTU, também haverá cobrança da Taxa de Limpeza Pública (TLP).

Vale destacar que os contribuintes que efetuarem o pagamento integral do IPTU e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até a data do vencimento da cota única terão desconto de 10%.Assim, a quitação poderá ser feita nos bancos credenciados, postos do Na Hora e pontos de atendimento da Receita do Distrito Federal.

O calendário de pagamento do IPTU no DF

As datas de vencimento do IPTU 2023 no Distrito Federal irão variar de acordo com o número final da inscrição do imóvel. Assim, os pagamentos serão divididos em cinco grupos.

Portanto, a primeira parcela para os imóveis com números de inscrição entre 1 e 2 vencerá no dia 15 de maio. As seguintes terão datas limites nos dias 19 de junho, 17 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro e, por fim, 16 de outubro.

Dessa forma para os grupos restantes, 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, 9 e X, respectivamente, as datas vão avançando progressivamente sempre um dia após a data de vencimento estabelecida para o grupo anterior nos meses seguintes.

Calendário do IPTU é definido após reajuste

O cronograma do IPTU 2023 foi anunciado pela Secretaria de Economia do Distrito Federal após o reajuste do imposto ser definido pela Câmara Legislativa. Na ocasião, os deputados aprovaram um aumento de 5,97% no tributo para 2023.

Além disso, os deputados também aprovaram uma extensão da isenção do IPVA para veículos de representações diplomáticas e organismos internacionais; para pessoas com deficiência, e carros com mais de 15 anos de fabricação, entre outros, até 2025.