Lula pretende dividir o MEC. Entenda proposta

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Proposta de Lula é facilitar a gestão do MEC e a realização das atividades do Ministério. Inclusive, um importante ex-ministro já afirmou publicamente que apoia a decisão. Entenda melhor como vai acontecer esse desmembramento e os desdobramentos dele.

Lula pretende dividir o MEC. Entenda proposta
Lula pretende dividir o MEC. Entenda proposta (Imagem: FDR)

Recentemente a Folha de São Paulo revelou um dos planos do Presidente Eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o de dividir o MEC. A ideia dele é fazer essa separação para facilitar o acomodamento dos membros do seu governo, afinal, o Ministério da Educação é um dos grandes desafios da gestão Lula.

Divisão do MEC no Governo Lula

A ideia é um tanto simples, mas, deve trazer bastante impacto; o presidente eleito em 2022 demonstrou interesse em dividir o Ministério da Educação em dois, uma parte responsável pela educação básica e outra pelo ensino superior.

O ex-ministro da Educação na gestão Temer e ex-secretário da Educação de São Paulo Rossieli Soares afirmo que apoia a iniciativa. Inclusive, já se reuniu com a equipe de transição de Lula para conversar sobre o tema.

“A possibilidade de dividir o MEC para atender a educação básica e a superior seria uma forma muito pertinente de dar mais foco e celeridade para duas áreas com demandas distintas”, afirmou Rossieli Soares à Folha.

Soares apenas faz a ressalva de que alguns assuntos, como a capacitação de professores, são comuns aos dois ministérios. Ele também relembra que esse é um assunto que ganhou os holofotes recentemente, mas, que já foi debatido em gestões anteriores.

“Quando fui ministro da Educação discutimos sobre essa divisão. [Haveria] um Ministério da Educação Básica, sendo que a área do ensino superior migraria para a [pasta da] Ciência e Tecnologia, levando a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], porque faria muito mais sentido”, acrescentou ele.

É necessário aguardar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro e acompanhar as suas primeiras ações para conferir como será a gestão do MEC.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.