O Bolsa Família 2023 ainda não foi lançado oficialmente. Mesmo assim, já é grande o número de brasileiros em vulnerabilidade social em busca de meios para solicitar o benefício.
Acredita-se que o Bolsa Família 2023 possa ser solicitado através do aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Esta é uma espécie de banco de dados do Governo Federal que reúne informações sobre a população brasileira em situação de vulnerabilidade social.
O Bolsa Família 2023 está a poucos passos de se tornar uma realidade. Na última semana, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição. O texto prevê a liberação do montante aproximado de R$ 169 bilhões fora do teto de gastos do Orçamento de 2023.
As mudanças propostas pela chegada do Bolsa Família 2023 vão além da denominação e valores. A futura transferência de renda também irá alterar as regras a serem cumpridas por aqueles que querem ter acesso aos valores. Destacando que a mensalidade pode chegar a R$ 750 para alguns grupos.
Como solicitar o Bolsa Família 2023 por aplicativo?
Conforme mencionado, o Governo Federal pode manter o CadÚnico como porta de entrada do Bolsa Família 2023. O sistema conta com um portal e um aplicativo para facilitar o acesso dos usuários.
O aplicativo do Cadastro Único foi lançado em março de 2022. O site que já existia há algum tempo, também foi reestruturado para se assemelhar à nova plataforma. Com a modernização, o cidadão pode acessar os seguintes serviços:
- Consulta por CPF;
- Consulta simples;
- Consulta completa;
- Pré-cadastro;
- Comprovante de cadastro;
- Atualização cadastral por confirmação;
- Meus benefícios;
- Postos de atendimento.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o aplicativo do CadÚnico vai reduzir as filas e o tempo de espera pelo atendimento nas unidades, já que as famílias chegarão com o pré-cadastro já pronto. Após esta etapa, o Responsável Familiar terá 120 dias para ir ao posto de atendimento completar o cadastro do Cadúnico.
Isso quer dizer que, apesar das facilidades promovidas pelo aplicativo do CadÚnico, ele ainda não é o suficiente para garantir a entrada e permanência em programas e benefícios sociais.
A plataforma é usada apenas como um pontapé para reduzir o atendimento presencial e otimizar o serviço. No entanto, o comparecimento do cidadão a uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ainda é crucial para concluir o cadastro e atualização dos dados.