Dia de Doar: conheça o movimento anual quer fazer da doação um hábito no Brasil

Dia 29 de novembro, é celebrado o Dia de Doar. Trata-se de uma data que tem como objetivo promover a generosidade e solidariedade, por meio da conexão de pessoas com causas, incentivando-as a doarem.

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial conhecido como #GivingTuesday, que teve início nos Estados Unidos em 2012, sendo realizado sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças.

A última edição contou com as seguintes empresas parceiras: Abacashi, Altrus, Arredondar, Apoia.se, Benfeitoria, Bsocial, Catarse, Doação Solutions, Doare, Grifa, Ifood, Kickante, Reapp, Sharity, Smiles, Stilingue, Trackmob, Vakinha e Nature Invest.

No ano passado, o Dia de Doar 2021 conseguiu impactar mais de 23 milhões de pessoas. O valor arrecadado em doações online foi de R$ 2,3 milhões.

Muitas cidades já oficializaram o Dia de Doar, por meio de lei, como uma data local a ser celebrada. A oficialização, sozinha, não tem significado prático – a não ser entrar no calendário local de comemorações. Mas ela é importante para dar credibilidade ao movimento, e também inspirar outros atores a se engajarem na iniciativa, além de proporcionar também envolver a administração pública nela.

Carolina Farias, líder do Dia de Doar, destaca que o movimento existe para ajudar a sociedade e fazer da doação um hábito na rotina das pessoas. “O Dia de Doar nos faz refletir sobre como estamos exercendo nosso dever como cidadãos em apoiar instituições sem fins lucrativos, que trabalham por um futuro melhor. Convidamos a todos para encontrarem suas causas, fazerem suas doações e inspirarem outras pessoas a participar da ação no dia 29 de novembro”, finaliza.

Dia de Doar 2022

Neste edição, mais de 60 campanhas estão confirmadas em cidades e estados de todas as regiões. As campanhas podem ser confiradas no site oficial do movimento https://diadedoar.org.br/.

A meta estabelecida para esse ano é que a mobilização seja ainda maior e significativa, especialmente com o avanço dos bancos digitais e diminuição do número de desbancarizados no país.

Uma das plataformas participantes, a Kickante, que funciona como um marketplace para financiamento de projetos e arrecadação de doações financeiras, resolveu ousar e oferecer doações a partir de R$ 5,00 na plataforma, justamente para furar a bolha e permitir que cada um doe o valor de acordo com a sua realidade financeira.

Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante, explica que a sua empresa apoia de forma literal o movimento Dia de Doar, tendo como foco estimular cada vez mais a participação da sociedade. Hoje, por meio da plataforma Kickante, são mais de 100 mil campanhas e R$ 300 milhões captados, tanto com recorrência e assinaturas, matchfunding e doação pontual. A Kickante é reconhecida por bater grandes metas, e a próxima é de R$1 bilhão de reais para o Brasil.

Segundo Candice, o objetivo principal não são só grandes doações, mas principalmente grandes participações, ou seja, que a sociedade como um todo esteja inserida em apoiar causas em que acredita. Desta forma, ganha tanto quem doa, quanto quem recebe. E foi por essa razão que Candice investiu toda a sua carreira para mudar para sempre o cenário das doações no Brasil.

Outra plataforma participante é a Trackmob. Neste ano, a empresa de inteligência de dados para o terceiro setor, está oferecendo setup sem custos e manutenção com 10% de desconto durante um ano.

A Apoia.se, plataforma de crowdfunding social, promoverá, em benefício das campanhas, o repasse integral dos apoios realizados por meio da plataforma. Na prática, a plataforma vai novamente zerar a taxa de serviço para garantir que os valores arrecadados no dia 29 de novembro sejam totalmente destinados às campanhas de crowdfunding.

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.