Nota do ENEM deve ser divulgada no mês de fevereiro de 2023 e servirá para inscrição em programas dos MEC, o SiSU, ProUni e FIES. Seleções atendem a públicos específicos e ofertam vagas diferente; conheça melhor esses processos seletivos e saiba mais sobre esse pós-ENEM.
O Ministério da Educação (MEC) já informou que o resultado do ENEM 2022 será divulgado no dia 13 de fevereiro. Ao todo, 3.476.226 participantes estavam inscritos no exame, 3.409.682 para a versão impressa e 66.544 para a digital; mas, apenas cerca de 2,5 milhões de estudantes no primeiro dia de prova e com aproximadamente 2,3 milhões no segundo dia.
A nota do exame é utilizada em seleções feitas pelas próprias universidades, como o recém anunciado ENEM-USP. E em seleções organizadas pelo MEC, como o.
Como funciona o SiSU, ProUni e FIES?
A seleção dos três programas funciona de forma muito parecida, os estudantes se inscrevem virtualmente utilizando a nota do ENEM e concorrem às vagas.
O que muda são os critérios, o tipo de vaga e alguns procedimentos de matrícula.
Sistema de Seleção Unificada
O SiSU oferece vagas em instituições públicas, para concorrer é necessário ter feito a última edição do ENEM; ter alcançado uma nota maior que zero na redação e não ter feito o exame na condição de treineiro.
Programa Universidade para Todos
No caso do ProUni, os inscritos concorrem a bolsas de estudos em instituições particulares, que podem ser de 50% ou 100%.
Para concorrer é necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Além disso, o candidato precisa se encaixar em uma das seguintes situações:
Ter cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos
Fundo de Financiamento Estudantil
Já o Fies, oferta financiamento de cursos superiores em instituições particulares, para concorrer é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter feito o ENEM, a partir da edição de 2010 e
- Obtido nota nas provas igual ou superior a 450 e superior a 0 na redação.
- Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.