Voltou atrás: NUBANK decide lançar novo EMPRÉSTIMO apenas no ano que vem

Quem estava esperando pelo empréstimo consignado do Nubank terá que esperar mais um pouco. O banco digital decidiu adiar a novidade para o primeiro semestre do ano que vem. A informação foi dada por David Vélez, CEO do Nubank, a analistas do JP Morgan, que realizaram um evento com a presença do empresário.

Anteriormente, a previsão dita a analistas do BTG Pactual no mês de agosto era de que o crédito consignado do Nubank estaria disponível no aplicativo da fintech ainda este ano.

O JP Morgan disse, através de um relatório, que o Nubank já possui as principais autorizações para operar no consignado, como do INSS e de demais associações de servidores públicos.

A função por ora está em período de testes conforme o banco digital refina a experiência do usuário. Segundo o JP Morgan, David disse acreditar que a tecnologia pode mitigar os custos ao remover o intermediário, isto é, os agentes de crédito consignado.

Mesmo que o consignado tenha margens inferiores em comparação com as praticadas por empréstimos pessoais, ele precisa permitir que o Nubank diminua as provisões contra calotes, já que é considerado um crédito seguro.

Empréstimo com garantia Nubank 

Enquanto o consignado não chega, o Nubank entrou no mercado de empréstimo com garantia.

De início, os clientes elegíveis podem ter acesso a linhas de crédito usando como garantia aplicações realizadas na função “Resgate Planejado” da conta do Nubank.

Ao longo do prazo do empréstimo, que pode ser pago em até 24 vezes, os recursos aplicados pelo cliente na função “Resgate Planejado” continuam rendendo no percentual determinado no momento em que o investimento foi feito. Caso o cliente tenha vários “Resgates Planejados”, ele não poderá escolher qual vai usar ou quanto depositar em garantia.

De início, a regra é a seguinte: a partir de R$ 100,00 tomados como empréstimo, é selecionada a aplicação de maior valor para ser utilizada como garantia, e o montante fica bloqueado ao longo da vigência do empréstimo.

Caso o cliente atrase o pagamento do empréstimo, a garantia é acionada para que a pessoa permaneça adimplente. Em situações como esta, a garantia será usada para cobrir a maior quantidade de prestações restantes possíveis.

De acordo com o Nubank, os valores e taxas de juros podem variar e são determinados  de acordo com a análise individual do perfil de cada cliente para a contratação do empréstimo com garantia.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.