INSS anuncia as NOVAS regras para solicitação da APOSENTADORIA em 2023

Quem pretende dar entrada na sua aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2023, deve ficar atento às novas regras. Desde a Reforma da Previdência de 2019, os trabalhadores que estavam próximos de se aposentar foram surpreendidos com algumas mudanças que adiaram os seus processos. Entenda quem pode fazer a solicitação no próximo ano.

Salário maternidade pode ser concedido para homens; entenda como solicitar
INSS anuncia as novas regras para solicitação da aposentadoria em 2023. Saiba o que muda.  (Imagem: FDR)

Aumento da idade mínima necessária para se aposentar e ampliação do tempo de contribuição foram as mudanças que mais afetaram a perspectiva de aposentadoria de muitos trabalhadores.

Para os brasileiros que, quando a Reforma entrou em vigor, estavam prestes a se aposentar pelo INSS, o governo determinou regras de transição. Essas normas permitem que as mudanças não atinjam de forma tão brusca esse grupo específico.

Nas regras de transição, diferentes cálculos podem ser adotados pelos trabalhadores que pretendem se aposentar nos próximos anos. Essa contagem pode ser feita pela regra por idade, regra da idade mínima progressiva ou pela regra de pontos. Entenda cada uma delas e quais serão os novos requisitos para a aposentadoria no ano de 2023.

Regra da aposentadoria por idade

Para os homens que desejam se aposentar em 2023 por idade, eles devem ter atingido 65 anos de idade e ter contribuído com o INSS por, no mínimo, 15 anos. No caso das mulheres, a idade exigida para aposentadoria no próximo ano é 62 anos e a contribuição com o órgão também deve ser de, pelo menos, 15 anos.

Regra da idade mínima progressiva

Estabelecida em 2019 junto com a Reforma da Previdência, essa regra vai aumentando a idade mínima a cada ano até atingir um determinado patamar.

Para 2023, os homens que pretendem se aposentar pela idade mínima progressiva devem ter 63 anos e ter contribuído com o INSS por, pelo menos, 35 anos. Já as mulheres precisam ter atingido 58 anos e somar, ao menos, 30 anos de contribuição.

Regra de pontuação

Seguindo a lógica da pontuação, o trabalhador deve atingir uma quantidade mínima de pontos para conseguir a aposentadoria. Para 2023, a meta para os homens será de 100 pontos e, para as mulheres, 90 pontos. Esse número é a soma da idade com os anos de contribuição ao INSS

Homens: Devem ter uma contribuição ao INSS de pelo menos 35 anos que, somados à sua idade, atinja 100 pontos em 2023.

Mulheres: Devem ter uma contribuição ao INSS de pelo menos 30 anos que, somados à sua idade, atinja 90 pontos em 2023.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.